15 erros na rotina de cuidados capilar

15 erros na rotina de cuidados capilar

Damos todas as dicas do que você tem que fazer no seu cabelo pra ele ficar lindo e saudável, mas você sabe o que não fazer com ele?

Vamos te ajudar nesta tarefa e listas as coisas que você não deve fazer na sua rotina de cuidados.

15 erros na rotina de cuidados capilar

1. Passar condicionador na raiz

O condicionar deve ser aplicado apenas no comprimento dos cabelos, porque ele possui um poder mais alto de hidratação e pode tapar os poros capilares causando caspas ou coceiras em caso de acúmulo mais intenso.

O jeito certo de lavar os cabelos

2. Aplicar shampoo no cabelo inteiro

O shampoo comum e com sal possui substâncias responsáveis pela limpeza profunda do couro cabeludo. Uma dessas substâncias, é o sulfato, que acaba ressecando o cabelo pelo seu poder de limpeza.

Quando aplicado no cabelo inteiro, o shampoo resseca ainda mais as pontas dos cabelos e o comprimento dos fios. Por isso o ideal é escolher um shampoo que não tenha sal e aplicar apenas no couro cabeludo uma pequena quantidade e massagear com as pontas dos dedos para não haver risco de quebra.

O jeito certo de lavar os cabelos

3. Secar o cabelo com toalha comum

As toalhas comuns possuem um tecido que provocam muito atrito nos fios. Em cabelos cacheados que são naturalmente mais frizzados por causa do ressecamento natural do fio, ela causa ainda mais quebra e frizz.

Por isso a microfibra e o algodão são tecidos ideais para secar o cabelo depois da lavagem. E nada de esfregar a toalha para secar, hein? Nem enrolar o cabelo inteiro na toalha.

4. Não retirar produto com enxágue

Não enxaguar adequadamente os fios após a aplicação de condicionador ou da máscara, vai danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas, já que esses produtos têm a função de fechar as cutículas dos fios para manter o tratamento.

5. Esquecer de hidratar

Assim como nós, as plantinhas e o planeta, o cabelo precisa de água para se manter saudável. A hidratação uma vez por semana, em caso de cabelos pouco danificados, é ideal para manter o fio com a saúde em dia.

5 dicas para manter o cabelo saudável

6. Lavar os cabelos com água quente

A água muito quente diretamente no couro cabeludo pode causar irritações, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios.

Caso não tenha condições de lavar o cabelo com água fria, use um shampoo antirressíduo uma vez por semana para evitar que a oleosidade acumule e entupa os poros.

7. Não aplicar protetor térmico/solar

Fazer uso de fontes de calor como secador, chapinha e babyliss sem usar um protetor térmico é quase um crime no mundo capilar.

O ideal é que antes de qualquer finalização deste tipo, você aplique um creme de pentear ou um óleo para proteger seu cabelo do calor desses equipamentos.

Da mesma forma que o sol queima nossa pele, ele também queima nosso cabelo. Então, ao ir à praia procure aplicar um creme leve com proteção solar para evitar que o seu cabelo fique mais danificado ainda depois do banho de mar.

15 erros na rotina de cuidados capilar

8. Passar chapinha no cabelo molhado

O cabelo molhado fica naturalmente mais frágil. A chapinha já é uma fonte de calor poderosa. Já pensou juntar a fragilidade do cabelo molhado com o calor da chapinha? Seu cabelo vai chorar sangue, amiga. Então fique atenta para não cometer esse erro de jeito nenhum, ok?

15 erros na rotina de cuidados capilar

9. Prender os fios molhados

É um erro achar que prender os cabelos molhados eles vão ficar menos volumosos ou que você vai se manter fresca o dia inteiro. Pode até acontecer, mas seu cabelo vai estar 100% danificado.

O couro cabeludo precisa secar para que fungos e caspas não se proliferem. Já pensou se ele passar o dia inteiro preso e molhado? Não faça isso de jeito nenhum, anjo.

Pré-poo: saiba como acabar com as pontas ressecadas

10. Ficar muito tempo sem cortar

A gente sabe que muita gente quer ter o cabelo arrastando no chão e investe bastante em projeto Rapunzel, etc. Mas é importante lembrar de fazer cortes de manutenção para retirar pontas duplas, ressecamento e até melhorar a saúde do cabelo.

O recomendado pelo profissionais é que a cada três meses você dê uma passadinha no salão para tirar as possíveis pontas danificadas e até para melhorar a definição do seu cabelo, por exemplo, caso você tenha fios cacheados.

11. Pentear os cabelos com escova de cerdas maleáveis

As cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

12. Aplicar mais de duas químicas

Um bom profissional nunca faz mais de dois procedimentos químicos no cabelo das clientes. Por exemplo, se você tiver o cabelo tingido ou descolorido e quer aplicar progressiva no mesmo dia que pintar, pode ocorrer do fio não aguentar e se partir.

O ideal é esperar um tempo a cada procedimento químico e fazer um cronograma capilar antes e depois de cada um, para manter o fio forte e saudável.

Leia mais

Cronograma Capilar barato: saiba a importância para a saúde dos seus cabelos
12 motivos para fazer cronograma capilar
#ALokadoCrescimento: Cronograma capilar para crescer o cabelo com produtos Tutanat

13. Não finalizar com leave-in

As cacheadas e crespas que gostam de cuidar dos cabelos sabem que dispensar um creme de pentear é uma tarefa quase impossível, já que esse tipo de cabelo precisa de uma finalização mais caprichada.

A falta desse produto pode causar quebra e deixar o cabelo poroso e desprotegido dos danos externos, por exemplo.

#VerãoTutanat: Como proteger seu cabelo do calor da chapinha e do secador

14. Usar o secador de maneira errada

Tente manter o equipamento há 30 centímetros da sua cabeça e nunca deixe ele na temperatura máxima, ok? A ideia é que ele fique na temperatura média ou fria para que o cabelo não seja queimado e fique danificado.

A direção dele também é muito importante. Não use apontando para a raiz do cabelo. Prefira direcionar para o comprimento dos fios.

10 alimentos para melhorar a saúde capilar

15. Alimentar-se mal

Além de cuidar do cabelo de fora para dentro, é importante lembrar que o essencial é cuidar da sua saúde dentro para fora. Alimentar-se de comidas saudáveis e de coisas específicas para a saúde capilar faz uma grande diferença no resultado do seu tratamento externo. Conheça 10 alimentos para melhorar a saúde capilar.

E aí, amigas? Você comete alguns desses pecados capilares? Conta pra gente nos comentários!

Loading Facebook Comments ...