Como eliminar o frizz: o guia completo

Como eliminar o frizz: o guia completo

A gente sabe que um dos pesadelos das cabeleiras brasileiras é o frizz. Nosso país tem uma diversidade enorme quando assunto é umidade do ar, estações e tempo.

Em Recife, por exemplo, que é a casinha da firma, tanto faz uma hora estar chovendo, quanto estar fazendo sol alguns minutos depois de cair um toró.

Assim como nós, nossos cabelos ficam arrepiados com tanta mudança de tempo. Então para acabar com esse sofrimento, preparamos um guia completo para te ensinar a eliminar o frizz.

Como eliminar o frizz: o guia completo

Como eliminar o frizz: o guia completo

Antes de começarmos a falar sobre como eliminar o frizz, queremos explicar o que faz o seu cabelo sofrer com esses fiozinhos arrepiados.

O frizz é causado, principalmente, pela falta de umidade em seu cabelo ou umidade em excesso no ar. Outra causa comum de frizz é cabelos secos ou danificados.

O frizz é um dos problemas capilares que mais incomodam as brasileiras. A boa notícia é que existem algumas dicas e truques simples para prevenir e combater o frizz.

1. Escolha um shampoo com glicerina e sem sulfato

Ao escolher um shampoo, procure por produtos com glicerina listados no topo da lista de ingredientes. Quanto mais próxima estiver a glicerina, mais concentrada ela está no produto.

A glicerina ajuda a combater o frizz, penetrando no cabelo e hidratando-o de dentro para fora. Também é um ótimo umectante, o que significa que absorve aquela umidade extra no ar e cria uma camada protetora sobre a parte externa do cabelo, mantendo a umidade presa.

Além da glicerina, certifique-se de que o shampoo que você está usando não contém sulfato. Os sulfatos são um ingrediente comum no shampoo, porque cria uma espuma.

A desvantagem, no entanto, é que os sulfatos retiram o óleo natural do cabelo e podem fazer o cabelo ficar ressecado, o que leva ao frizz. Os shampoos sem sulfato mantêm os níveis de óleo natural do cabelo deixando o cabelo com mais umidade.

2. Sempre use o condicionador

O poder de um bom condicionador é frequentemente subestimado. Certifique-se de usar o condicionador toda vez que for lavar o cabelo para manter a cutícula hidratada e para que a umidade penetre profundamente em cada fio.

Isso ajuda a impedir que a cutícula se abra e deixe o excesso de umidade do ambiente entrar, o que a manterá suave. Ao procurar por um condicionador, procure um produto que contenha glicerina, bem como outros ingredientes hidratantes como manteiga de karité.

Certifique-se de aplicar o condicionador dos comprimentos médios até as extremidades e mantenha-o longe de suas raízes para evitar a oleosidade.

Como eliminar o frizz: o guia completo

3. Duas vezes por semana, use apenas condicionador no cabelo

Você pode pensar que seu cabelo precisa ser lavado várias vezes por semana, mas, na realidade, na verdade não. A cada dois dias, aplique apenas o condicionador e pule o shampoo, depois lave-o.

O condicionador contém uma pequena quantidade de surfactante, que é o que o shampoo usa para limpar o cabelo. Além disso, os condicionadores contêm uma pequena quantidade de óleo que se liga aos óleos no cabelo, limpando-os.

Isso também é chamado de “co-wash”, que ajuda a manter o cabelo em pH ideal, pois você está reabastecendo a umidade e garantindo que os óleos naturais do seu cabelo não estejam sendo removidos.

4. Use uma máscara hidratante uma vez por semana

Manter o cabelo hidratado ajuda a impedir que a cutícula do cabelo se abra e deixe entrar a umidade, que é o maior contribuinte para o cabelo com frizz.

Tente hidratar o cabelo ou um tratamento capilar especializado uma vez por semana para manter os fios hidratados e menos propenso a danos de estilo.

Procure por produtos que contenham óleo de coco ou óleo de mamona – ambos são surpreendentes para a hidratação e vão dar um brilho incrível ao seu cabelo. Se o seu cabelo estiver especialmente seco e danificado, recomendamos usar uma máscara capilar 2-3 vezes por semana ou no lugar do seu condicionador.

Como eliminar o frizz: o guia completo

5. Incorporar o óleo de coco em sua rotina de cabelo

O óleo de coco tem benefícios infinitos para o seu cabelo, especialmente quando se trata de frizz. Tente criar o hábito de usar óleo de coco puro e orgânico em sua rotina de beleza.

Você pode usá-lo de duas maneiras: a primeira é como uma máscaraAplique o óleo de coco ao longo do comprimento do cabelo, deixando-o descansar por algumas horas ou usando-o como tratamento noturno. O resultado é um cabelo visivelmente liso e palpável.

Se você quiser combater o frizz rapidamente sem ter que enxaguar, aplique uma quantidade do tamanho de uma ervilha nas mãos, esfregue e aplique do comprimento às pontas.

6. Deixe seu cabelo secar 90% antes de secar

Deixando o seu cabelo secar 90% antes da secagem é o segredinho para diminuir o frizz! Ao deixar o cabelo parcialmente seco ao ar, você está permitindo que ele seque sem danificar o fio de cabelo, o que ajuda a mantê-lo liso.

Embora o calor possa causar danos, o uso de um secador de cabelo quando seu cabelo já estiver praticamente seco minimiza o risco.

Só não se esqueça de manter o secador em um ajuste de baixa temperatura e mantenha-o a 6 centímetros de distância do seu cabelo em todos os momentos. Além disso, certifique-se de mover a secadora de forma consistente, de modo que ela não superaqueça uma certa seção do cabelo e cause danos.

7. Use um difusor quando secar

Saber secar o cabelo adequadamente sem criar o frizz é um tipo de arte, mas quando você o domina, os resultados sempre valem a pena.

Uma das nossas dicas quando se seca, especialmente para cabelos ondulados ou encaracolados, é usar um difusor.

Adicionando uma extensão de difusor de cabelo para o seu secador de cabelo, irá limitar a quantidade de calor direto e forte ar batendo no seu cabelo, que faz maravilhas em manter o cabelo liso.

Pré-poo: saiba como acabar com as pontas ressecadas

8. Use óleos para pontas secas

O óleo de cabelo funciona para combater o frizz e adicionar brilho ao fio. Ele penetra profundamente na cutícula do cabelo para adicionar umidade às pontas secas e revitalizar a saúde e a vibração.

Deixe cair 1-3 gotas de óleo na palma da sua mão, esfregue-as e alise as extremidades do cabelo para domar as asas e o frizz.

9. Use suas ferramentas de calor em uma configuração baixa

Embora sempre pareça que as ferramentas de calor eliminam o frizz e cabelos indisciplinados, o oposto também pode acontecer caso você esteja usando o secador e a chapinha em uma temperatura muito alta.

Qualquer coisa acima de 365 graus tem o potencial de inchar a cutícula, o que acabará fazendo mais mal do que bem.

Um intervalo seguro para suas ferramentas de aquecimento é de 250 a 300 graus para garantir danos mínimos. Ter paciência e segurar o cabelo na ferramenta por mais tempo, em vez de apenas aumentar o calor, criará uma aparência melhor e sem frizz no final.

E aí, amiga? Já conhecia essas dicas? Tem mais pra acrescentar? Conta pra gente, menina!



Loading Facebook Comments ...