fbpx
Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

Nossa vida é um eterno teste de cosméticos, tanto para achar um produto que se dê melhor com nosso fio, tanto para encontrar o melhor custo-benefício ou até mesmo porque estamos em transição ou para não viciar o cabelo em alguma composição específica.

Por causa disso acabamos acumulando um monte de produtos. Alguns ficam presos na prateleira, outros são jogados fora até com produtos dentro e o restante só Deus sabe, não é, amiga?  

Para te ajudar a não acumular em nem desperdiçar esses produtos à toa, separamos 8 dicas que você precisa conhecer antes de cometer alguma besteira com o seu precioso dinheiro e com o meio-ambiente, claro!

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.

De acordo com a Revista Exame, em reportagem publicada em 2016, “o Brasil consome 24% de tudo o que é gasto com produtos para os cabelos. Apenas no ano de 2014, o faturamento foi de R$ 4,5 bilhões nesse seguimento, que apresentou um crescimento médio nos últimos cinco anos de aproximadamente 14%.”

Agora imagina isso tudo indo pro lixo, amiga. Haja resíduo para o nosso lindo planeta não é mesmo? 

1. Investigue como é feita a reciclagem de plástico na sua região

A maioria de seus produtos de beleza provavelmente vem em embalagens plásticas (e o restante provavelmente em vidro). Dada a recente guerra travada em canudos de plástico e o impacto que o material tem sobre o meio ambiente, não deveria ser uma surpresa que o plástico devesse ser uma prioridade. O único problema é que todo o plástico não é criado igual.

Para diminuir o que pode realmente ir em sua lixeira, fique com garrafas, recipientes, jarras e banheiras. Isso pode incluir produtos como frascos de xampu, frascos de hidratante e frascos de sabonete líquido.

Antes de reciclar seus produtos, é ideal fazer uma pesquisa na prefeitura da sua cidade ou nos sites do departamento de saneamento para obter informações.

Quando sua reciclagem é coletada na calçada, ela é levada para uma instalação de recuperação de material (ou MRF – Resíduos Recicláveis Secos). Depois, ele é classificado, empacotado em fardos e enviado aos fabricantes para reutilização.

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

2. Aprenda a ler os símbolos

Sabe aquele símbolo com as três setinhas verdes girando que você viu a primeira vez na escola? Ele é conhecido como Möbius Loop. É fácil associar essa imagem a reciclagem quando vemos em alguma embalagem de plástico.

Acontece que as setas e o número que aparece no meio do símbolo indicam o tipo de resina da qual a embalagem é feita. Tecnicamente, essa embalagem só é reciclável se essa resina for aceita pelo programa de reciclagem da sua região.

3. Forma e tamanho de matéria

Quando o assunto são embalagens pequenas, como as de batons, por exemplo, uma boa regra é deixar qualquer coisa menor do que um cartão de fora de sua lixeira. Infelizmente, esses itens precisam ser jogados no lixo ou reciclados por um programa de terceiros.

Quanto às formas das embalagens, os materiais precisam ser difíceis. Qualquer coisa que seja flexível ou maleável – tubos de creme dental, frascos de creme para as mãos e bolsas de máscara de lençol – não podem ser reciclados.

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

4. Você precisa lavar o que vai para reciclagem

Algumas gotas de shampoo deixadas na garrafa são perfeitas, mas se houver quase o suficiente no fundo para você lavar o cabelo, você precisará dar um passo extra para limpá-lo.

Se líquidos misturam-se a outros materiais recicláveis, como papel e papelão, ele pode deixar tudo molhado e, em última análise, arruinar sua capacidade de ser reciclado.

Se os materiais recicláveis ​​contaminarem-se, eles não podem ser classificados e processados ​​adequadamente e, portanto, não podem ser reaproveitados em novos materiais. Remover qualquer adesivo ou glitter preso na embalagem do produto também é importante pelo mesmo motivo.

5. Preste atenção às tampas e bombas

Tampas de plástico são pequenas demais para serem recicladas, mas se forem deixadas na garrafa ou jarra que elas trouxeram, você pode colocá-las na sua lixeira.

Quanto às bombas, verifique se elas têm um anel de metal. Tecnicamente, isso seria um material misto. Retire a bomba, coloque a peça no lixo e depois coloque a sua loção vazia na lixeira.

Embalagens vazias: 8 coisas que você precisa saber para reciclar

6. Vidro e papel são bastante simples para reciclar

Nem todos os materiais recicláveis ​​são tão complicados quanto o plástico. Papel, papelão e vidro estão entre as coisas mais fáceis de reciclar – por enquanto.

As caixas de papelão que seus produtos entram, juntamente com quaisquer livretos de instruções em papel, são normalmente seguras para serem jogados em lixeiras de reciclagem.

Se a sua região pegar vidro, continue colocando garrafas, vasilhames e potes em sua lixeira. Coisas como recipientes hidratantes podem ser apanhados na calçada, desde que sejam maiores do que um cartão de crédito e que não tem espelhos neles porque isso tornaria um material misturado.

7. Embalagens de spray de cabelo e de shampoo à seco

Latas de spray feitas de alumínio, aço ou estanho podem ser jogadas em sua lixeira azul (papel e papelão). Se for um aerossol como um shampoo seco, certifique-se de que esteja completamente vazio.

Se tiver uma tampa de plástico, essa tampa de plástico deve sair. Como as instalações de material não têm o equipamento para classificar os materiais misturados, a tampa precisa ser removida para que a lata de spray seja reciclada com sucesso.

8. Conheça suas outras opções de reciclagem

Como alternativa, você pode verificar se a marca ou a loja da qual você adquiriu o produto possui seu próprio programa de reciclagem.

Pense duas vezes antes de lançar quaisquer pacotes de produtos de beleza em sua lixeira. E se o frasco de creme para os olhos, o frasco hidratante ou a paleta de sombra não puderem ser reciclados, verifique se a marca ou uma empresa terceirizada pode recuperá-lo. Sim, é um pouco de trabalho extra, mas o nosso planeta vale a pena.

fda approved weight loss pills in india, why do you lose weight when you have cer, voyager health technologies v3 diet pills, can you use ho ey in keto recipes, good weight loss smoothie recipes, weight loss hilton head, lactose is a protein good or bad for women trying to lose weight, vinegar weight loss drink, best weight loss pills from china, best natural weight loss pills for women, coupons for weight loss pills, what recipes are in the dirty lazy keto diet, do weight loss pills interact with birth control, does the tummy tuck belt really work for weight loss, new you diet pills, why does you not lose weight in third spacing, mega t appetite suppressant, keto crockpot recipes beef, free weight loss drugs, papaya pineapple smoothie, what should i drink if i want to lose weight, does eating less sugar help lose weight, mila kunis weight loss diet, weight loss and medicine dosage, what is the best way to take phentermine, acomplia weight loss drug, how does carbonation affect weight loss, how fo you lose weight, daily mail weight loss, premarin weight gain what to do to lose it, what kind of diet pills did blake shelton take, hcg 5000 weight loss pills, mini herb diet pills review, does cinnamon good for weight loss, can eating good cause you to loss weight, if i lose weight will my ventral hernia go away, law tell patients to lose weight, you should lose some weight memes, hcg weight loss clinics in houston, iih weight loss,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO