fbpx
Guia de cuidados para os cabelos no inverno

Guia de cuidados para o inverno: dê adeus aos fios ressecados ou oleosos!

Chegou aquela época do ano que é uma delícia. Quem não ama o friozinho, a chuvinha, as viagens para o campo e os looks que deixam todo mundo com elegância extra?

Mas tudo que é bom, tem seu lado ruim, não é mesmo? O grande porém é que muita gente foca nas combinações, nas botas de cano curto e cano longo e esquece de cuidar da pele e principalmente das madeixas.

Este post vai te ajudar a cuidar do cabelo durante o inverno.

Amigas, muita atenção! Os fatores climáticos influenciam diretamente na nossa saúde capilar. Quem nunca percebeu os cabelos mais oleosos em temperaturas externas muito altas durante o verão?

O clima leva à maior produção do calor no nosso corpo e fios mais pesados e facilmente oleosos. E aí começamos a lavar loucamente a cabeça e terminamos por apresentar sintomas de ressecamento, fora o Sol, piscina e tantos outros fatores desta época do ano.

Já no inverno, a umidade, necessidade do uso de uma água mais quente no banho e o clima mais frio naturalmente leva a alguns novos aspectos dos cabelos que vamos detalhar mais adiante.

Nossa conversa hoje é na verdade um alerta e também um guia de cuidados para nenhuma de vocês sofrerem com cabelos ressecados ou oleosos durante o inverno. E, sim, é isso mesmo que você leu, amiga, ressecados ou oleosos. É possível sofrer com os dois problemas nos dias de temperatura mais baixa. Vamos te explicar porquê.

Guia de cuidados para o inverno: dê adeus aos fios ressecados ou oleosos!

 Por que os cabelos ficam ressecados?

shutterstock_659018023

Cabelos armados, pontas secas, frizz. Aff esses três problemas são alguns dos piores em qualquer época do ano, mas no inverno tendem a aparecer mais.  Nos dias mais frios há menos produção nas nossas glândulas sebáceas e isso causa um ressecamento maior nos fios. Além disso, é a época do ano que todo mundo CORRE para o banho no chuveiro com água quente. E essa, minhas amigas, é uma grande inimiga dos cabelos saudáveis. A temperatura da água muito elevada abre as cutículas dos cabelos, levando embora o brilho e a sedosidade. O ideal é lavar os cabelos em água morna e no final jogar um jato de água fria para fechar as cutículas. Se a sua cidade é incrivelmente fria e não permite isso, evite os banhos demorados. Quanto menos tempo os fios ficarem expostos às altas temperaturas, menos chances de serem danificados.

Também vale um alerta aqui para vocês que têm o cabelo tingido. A água quente também faz o cabelo desbotar mais rápido.

Resumindo: zero benefícios, amigas. Melhor mesmo tentar lavar o cabelo após o banho quente. Você pode sair, ficar num roupão quentinho e seguir seu ritual de shampoo, condicionador e máscara utilizando água na temperatura ideal, sem sentir tanto frio.

Por que os cabelos ficam oleosos?

shutterstock_781271647

Agora vamos a essa contradição. Como raios é possível que os cabelos fiquem oleosos no inverno se as glândulas sebáceas reduzem a sua produção? Muito simples, se suamos menos, os cabelos continuam cheirosos e com o aspecto de recém-lavados por mais tempo. E aí, amigas, é onde mora o perigo, a gente termina relaxando, passando mais alguns dias sem lavar, investindo no uso das boinas, que dão um mega charme ao look inverno, e aí a primeira a se manifestar é a raiz, mais próxima do couro cabeludo, ficando oleosa. O segredo então é manter o ritmo das lavagens, mesmo que os fios ainda estejam com aquele cheirinho de shampoo.

Para algumas pessoas, a água quente na hora de lavar os cabelos também é um risco de deixar os cabelos oleosos e não ressecados, como explicamos antes. Acontece que alguns organismos entendem que a temperatura elevada retirou o manto hidrolipídico, uma barreira formada pela secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas que protege nosso couro cabeludo de fungos e bactérias, por exemplo. Nessa “retirada” as nossas glândulas sebáceas voltam com t-u-d-o a ativa e deixam o aspecto oleoso nos fios, mesmo tendo acabado de sair do banho. Mais uma vez, mulher, a água muito quente para lavar os cabelos é um risco de destruir o look e a aparência desejada.

shutterstock_522663010

Pronto, amiga, agora que você já entendeu os porquês dessas reações na sua cabeça, vamos dar algumas dicas para evita-las. Os cabelos que reagem e apresentam oleosidade nesta época do ano, são mais fáceis de resolver. Como já alertamos, basta lavar regularmente e não usar água muito quente.

Agora para os cabelos ressecados, preparamos um guia de cuidados. Já vamos logo adiantando que não tem bicho de sete cabeças! Basta HIDRATAR! Isso mesmo, hidratação é o segredo para o cabelo não reagir às mudanças climáticas. Confira nosso guia com uma linha Tutanat caprichada e pensada especificamente para evitar os danos: a Hidratante.

Guia de hidratação Tutanat

A nossa linha Hidratante da Tutanat utiliza um princípio ativo famoso pela sua ação. Usamos a proteína hidrolisada do leite com o objetivo de recuperar a retenção hídrica dos fios. Os aminoácidos presentes no leite têm boa habilidade de reter umidade e agem restaurando a umidade do cabelo, melhorando o tato e brilho, ou seja, devolvendo a sedosidade e a aparência saudável dos fios.

Os produtos são três (shampoo, condicionador e leite hidratante) e são indicados para cabelos ressecados ou com aquele volume extra. Os fios que passaram por processos químicos, como pintura, alisamento, relaxamento, escova definitiva e/ou progressiva também podem ser domados e tratados com essa linha.

Vamos ao passo a passo?

  • Lavagem

Lave os cabelos com o Shampoo Tutanat Hidratante usando água no máximo morna. Massajei bem o couro cabeludo! Se os seus fios estão bem ressecados ou muito sujos, repita a operação para obter um melhor resultado. E, mais uma vez: enxágue bem! Muita gente acha que deixar um pouco do produto no cabelo vai fazer com que a ação fique ativa mais tempo, isso é mito! Cada produto tem seu tempo de ação e precisa ser totalmente removido para dar sequência ao tratamento.

 

  • Condiocionando

Após o uso do Shampoo Tutanat Hidratante, é a hora de aplicar o Condicionador Retexturizador Tutanat Hidratante. O uso é indicado ao longo dos cabelos, evitando a raiz e massageando os fios. Uma dica extra: deixe agir por 3 minutos! Depois é só enxaguar até retirar beeeem todo o produto.

 

  • Ação de prevenção

Depois os fios lavados e condicionados, é hora de prevenir que eles voltem a ficar com a aparência péssima! Para isso, aplique uma pequena quantidade do Leite Hidratante Antirressecamento. Espalhe um pouco nas palmas das mãos e distribua ao longo do cabelo, também evitando a raiz. Este é um produto leave-in, não precisa enxaguar. Você pode usar sempre que achar necessário ou antes do uso do secador. Também é permitida a reaplicação sem precisar lavar o cabelo para isso!

 

Por hoje é só, meninas. Agora é a hora de vocês fazerem nosso passo a passo e depois contarem t-u-d-o para a gente aqui nos comentários, ok? Esperamos vocês!

keto diet recipes hamburger, how to lose weight with peanut butter, keto recipes 5g carbs, how many mmol for ketosis weight loss, exercise routine at home to lose weight, liptoprin rx extreme weight loss diet pills reviews, weight loss plan for 40 year old man, visi weight loss negative reviews, burn 5000 calories a day weight loss, keto meals recipes pinterest, is brown rice healthy for weight loss, nature driven appetite suppressant reviews, can college students lose weight, will i lose weight if i stop eating for 3 days, berberine and weight loss reviews, frozen grapes weight loss, best weight loss pills fro men 2019, pcos weight loss diet and exercise, how do i achieve weight loss when in menopause, how many calories does the average person burn daily, adderall diet pills, blonde diet pills, keto breakfast recipes with chia seeds, celexa diet pills, free keto diet recipes australia, does counting calories work, easy keto snacks recipes, does pumping breast milk make you lose weight, how does atkins help you lose weight, sausage recipes keto soup, how to make cat lose weight fast, causes of weight loss in females,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO