fbpx

Tipos de cabelo

tipos de cabelo
Tipos de cabelo e curvaturas

Quem está no começo da saga para os cuidados especiais com os cabelos, tem que entender em que tipo de cabelo o seu se enquadra. Você que tem dificuldade de identificar seu tipo de cabelo? Vamos te ajudar.

Existem categorias numérica (1, 2, 3, 4) que são os tipos de cabelos (liso, ondulado, cacheado e crespo) e subcategorias alfabéticas (a, b, c) que são a intensidade dos caracóis. É uma maneira fácil de comum de classifica-los.

Cada cabelo tem características e necessidades diferentes, o que funciona muito bem para um tipo pode não funcionar para outro. E mesmo cabelos enquadrados na mesma categoria e subcategoria se comportam diferentemente, cada cabelo é um universo! Existem muitas que possuem mais de uma textura capilar, mesmo não estando mais na transição.

O cabelo do Tipo 1, o liso, normalmente são cabelos sedosos e não apresentam ressecamentos, pelo menos não quando não passam por processos químicos.

Cabelo Tipo 1 - Liso

O 1A é aquele liso extremo, ralinho, escorrido, que “não segura um grapo”, quase tudo “não pega” ou “cai”. Criar qualquer volume é uma tarefa quase impossivel.

O cabelo 1B é liso, mas já é um pouco mais pesado, o que permite modelar as pontas com escova. É um cabelo “fácil” digamos assim, porque é liso mas permite pequenas variações.

O 1C é aquele liso do fio bem grosso. E, por isso, bem rebelde. Ele arma com facilidade. É um liso que nunca está “arrumadinho”.

Dicas para Lisas:

⦁ Cuidado com produtos com óleos e parafinas, esse tipo de cabelo tende a ser oleoso.

⦁ Faça muita hidratação.

O Tipo 2, que é um ondulado, formam ondas em “S”, que podem ser mais ou menos intensas (marcadas). Geralmente os cabelos desse tipo possuem a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas. É um cabelo sedoso mas apresenta algum ressecamento nas pontas.

Cabelo Tipo 2 - Ondulado

Ondulados 2A: Ondulações muito leves, os fios são quase lisos. Esse tipo de fio pode apresentar pontinhas ressecadas que precisam de atenção. Ele é fácil de mexer, inclusive de alisar ou enrolar.

Ondulados 2B: Raiz mais lisa e ondulações espaçadas pela extensão dos fios.

Ondulados 2C: Fios grossos, geralmente com mais volume. As ondas do 2C são bem marcadas. Ativadores de cachos ajudam a padronizar e destacar as ondas.

Dicas para Onduladas:

⦁ Cuidado para não aplicar produtos demais e deixa-los pesados, aplique podutos com alta definição e fixação como: gel, musse ou spray fixador.

⦁ O corte certo é fundamental para valoriza-los ainda mais, se você quer mais volume: aposte nas camadas, não desfie com navalha!!! Ondulados tendem a formar frizz.

⦁ Amasse, amasse e amasse.

⦁ Abuse de rolinhos e bigudins.

O Tipo 3, o cacheado, possui cachos formadinhos, definidinho e com tendência a ressecamento! Muitas das cacheadas tipo 3 possuem cabelos volumosos e densos.Todo couro cabeludo produz uma oleosidade natural, e esta percorre os fios. Quando mais liso o fio, maior a facilidade dessa oleosidade natural percorrer ao longo do fio, deixando-os sedosos. No caso de cabelos cacheados e crespos o processo demora um pouquinho mais, e devido a disso, o comprimento e as pontas dos fios podem ficar com aspecto ressecado com mais facilidade.

Cabelo Tipo 3 - Cacheado

Cacheados 3A: Em geral formam cachos grandes, soltos e espaçados no formato de espiral, são fáceis de alisar com secador e chapinha. Quanto mais comprido maior o peso do fio, e com isso a raiz tende a parecer mais lisa e o perder volume. Quem tem cachos desse tipo pode notar que os cachos não são uniformes em todas as áreas e comprimento.

Cacheados 3B: O 3B forma cachos espirais definidos por toda a extensão do cabelo (uns mais fechados e outros mais abertos). A raiz pode ser mais ondulada que cacheada. Óleos vegetais são fundamentais para manter o frizz sobre controle.

Cacheados 3C: Cachos espirais definidos e fechados. Os cachos são densos, grossos e bem próximos, praticamente crespo.

Dicas para cacheadas:

⦁ Seu cabeleireiro tem que ser seu best, nada de cortar com qualquer um. Um bom corte pode garantir um volume lindo e equilibrado e em alguns casos incentiva ainda mais a definição. Afinal de contas ninguém que o “efeito triângulo”, e a perda do movimento.

⦁ Para maior difinição e durabilidade, invista na fitagem.

⦁ Seu objetivo é volume? Solte sua raíz com o pente garfo!

⦁ Fator encolhimento é um problema inerente, então tenha paciência!

⦁ Como a extensão e pontas tendem a ressecar, Hidrate e Nutra!

Os cabelos do Tipo 4 são crespos, com tendência a volume e mais frágeis, estão mais suscetíveis aos danos causados pelo secador, chapinha e escova e perdem a forma com facilidade. São cabelos que facilmente ressecam e por isso recomenda-se umectações e hidratações são obrigatórias para mante-los saudáveis.

Cabelo Tipo 4 - Crespo

Crespos 4A: Fios bem enrolados desde a raiz e que formam cachos pequenos e apertados. Ganham volume com facilidade e são mais finos e sensíveis. Cremes mais grossos podem garantir mais fixação para os cachinhos. Ao esticar a mecha, ela fica em um formato de “S”.

Crespos 4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade. São finos e bem frágeis, por isso devem ser desembaraçados com cuidado para evitar quebra.

Crespos 4C: O formato padrão desses fios são ondas em “Z”. Podem formar cachinhos bem estreitos em algumas partes, muito parecidos com a textura 4B ou não apresentarem cachos em algumas regiões. Os fios do cabelo 4C ficam bem juntinhos e podem encolher até 75% do tamanho original.

Dicas para crespas:

⦁ Reduza frequência de lavagem para manter os fios hidratado.

⦁ Os shampoos com sulfato podem contribuir para que os fios fiquem ressecados por isso, as técnicas Low Poo ou No Poo podem ser uma solução para você.

⦁ Se jogar no uso de produtos compostos por manteigas e óleos vegetais na composição, esses componentes ajudam a deixar seu crespo ainda mais macio e com brilho.

⦁ Se você gosta de volume, experimente usar o pente garfo para deixá-lo ainda mais poderoso!

Qual o seu tipo? Conte para gente nos comentários.

 

#Loucasporcabelo

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO