fbpx
Você está usando o shampoo certo para o seu tipo de cabelo?

Você está usando o shampoo certo para o seu tipo de cabelo?

Você está lutando para encontrar o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo? Você já tentou todas as marcas caras lá fora e ainda não conseguiu encontrar o produto perfeito para seus problemas de cabelo? 

A verdade é que nem todos os shampoos são formulados da mesma maneira, e certos shampoos são mais compatíveis para certos tipos de cabelos ou problemas de cabelo.

Ao comprar um shampoo, é importante olhar não apenas para as metas de cabelo que você está tentando alcançar, mas também para os ingredientes e a formulação do shampoo que você usa para ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

Então, com uma infinidade de opções para escolher, decidir sobre o shampoo perfeito para o seu tipo de cabelo pode ser uma tarefa muito difícil, mas estamos aqui para ajudá-lo a encontrar o perfeito.

O jeito certo de lavar os cabelos

Você está usando o shampoo certo para o seu tipo de cabelo?

Melhores tipos de shampoo para cabelos finos

A queda de cabelo te preocupa?

Em média, as mulheres perdem até 50 fios de cabelo diariamente – ainda mais depois de usar um condicionador. Dito isto, muitas mulheres perdem muito mais do que 50 fios de cabelo, especialmente depois de lavá-lo.

Se você se enquadra nesta categoria ou acha que seu cabelo é simplesmente fino devido à genética ou algum outro motivo, você pode querer comprar um shampoo feito especificamente para cabelos finos ou ralos.

Pode haver diferentes razões pelas quais o seu cabelo está caindo, e nós vamos buscá-lo mais tarde, mas um shampoo adequado é uma ótima maneira de começar a tratá-lo, então ele vai se tornar mais forte e mais grosso.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar um shampoo com propriedades espessantes e revitalizantes.

Sua fórmula precisa reduzir a queda e promover o crescimento do cabelo, em vez de simplesmente adicionar volume.

Outra coisa a procurar é ingredientes naturais e antioxidantes como a vitamina E ou ginseng que alimentam as raízes e estimulam o crescimento de novos fios de cabelo.

Outros ingredientes que engrossam o cabelo incluem aminoácidos e biotina, além de óleos nutritivos como mentol ou hortelã-pimenta.

Razões mais comuns para cabelos finos e como lidar com eles

Caspa

Se você tem caspa, esta pode ser a principal causa do seu problema. Procure por shampoos anti-caspa que tratam o couro cabeludo inflamado e escamoso.

Cabelos tingidos/descoloridos

Se você usa regularmente chapinha ou modelador de cachos e/ou tem cabelos coloridos que você tinge frequentemente, é necessário usar um shampoo feito especificamente para cabelos tingidos e quimicamente tratados.

Perda de cabelo grave

Se você tem um problema sério com a perda de cabelo, é melhor usar shampoos recomendados pelo médico com fórmulas de crescimento do cabelo. Esses shampoos geralmente podem ser encontrados em drogarias ou lojas especializadas em cuidados com os cabelos.

Melhores tipos de shampoo para cabelos crespos

Óleos ricos e naturais são alguns dos melhores agentes para acalmar o frizz, por isso certifique-se de procurar ingredientes como óleo de coco, óleo de argan e manteiga de karité.

A glicerina é outro ingrediente importante, uma vez que hidrata os fios de cabelo e retém a umidade no interior, deixando o cabelo sedoso e sem frizz.

Procure por rótulos como “anti-frizz” ou “free-frizz”, já que esses shampoos provavelmente terão uma formulação especial anti-frizz que bloqueia a umidade e evita que o cabelo frizze ainda mais.

Existem fórmulas anti-frizz de silicone e não-silicone, então cabe a você qual delas você quer. Lembre-se de que o silicone apenas mascara o problema – na verdade, não resolve.

Por último, fique atento também a ingredientes hidratantes e ricos em proteínas e tente evitar sulfatos.

Óleos ricos e naturais que atuam como agentes suavizantes são ingredientes hidratantes, então tudo que você precisa é de um pouco de proteína para fortalecer os fios de cabelo de dentro e você tem o melhor shampoo para cabelos crespos.

Razões mais comuns para cabelos crespos e como lidar com eles

Umidade

A umidade é a pior coisa que pode acontecer ao cabelo crespo, então siga nossas orientações e encontre o shampoo ideal para domar esse frizz.

Não usando um condicionador

Se você tem cabelos naturalmente crespos, usar um condicionador adequado, além do shampoo certo, é uma obrigação.

Se você quiser revitalizar seu cabelo, procure por shampoos rotulados de brilho e hidratação.

Razões mais comuns para cabelos secos e como lidar com eles

Lavagem Excessiva de Cabelos

Se você estiver lavando o cabelo todos os dias ou cinco a seis vezes por semana, essa pode ser a principal razão pela qual fica tão seco. A lavagem excessiva do cabelo remove os óleos naturais que o mantêm hidratado, por isso tente limitar a sua lavagem 2 a 3 vezes por semana, no máximo. Use shampoo a seco para raízes oleosas.

Cabelos quimicamente tratados e tingidos/descoloridos

A tintura frequente, a descoloração e o uso de ferramentas de modelagem de calor como um secador, também sugam a umidade dos fios de cabelo. Se você precisa aquecer o penteado, tente limitar o uso de calor e proteja-o com um protetor térmico antes de modelar.

O clima

Como já dissemos, a exposição excessiva ao calor e ao ar frio danifica o cabelo e o torna mais seco, mesmo que você não tenha cabelos particularmente ressecados. Proteja-o usando chapéus e reduzindo o tempo sob o sol ou no ar frio.

Usando os produtos de cabelo errado

Não ter cuidado com o tipo de produto capilar que você usa pode ter consequências. Por exemplo, você pode usar atualmente um shampoo para cabelos oleosos, quando na verdade você tem o problema oposto, então verifique o seu shampoo ou condicionador para ver se você está usando o cabelo errado.

Melhores tipos de shampoo para cabelos oleosos

Se você tem raízes oleosas, você deve conhecer as dificuldades de lavar o cabelo quase diariamente. Mas você sabia que a lavagem excessiva de cabelos não resolve o problema?

Pelo contrário, retira os óleos naturais do couro cabeludo, fazendo com que ele produza ainda mais óleo para compensar isso!

Assim como a limpeza do óleo combate a pele oleosa, às vezes o melhor curso de ação é trabalhar com os óleos no couro cabeludo, em vez de combatê-los.

O tipo certo de shampoo para cabelos oleosos também fará uma enorme diferença.

Uma coisa que você precisa procurar em um shampoo para cabelos oleosos e raízes oleosas é uma formulação que equilibra o sebo e remove o excesso de óleo das raízes.

O sebo é o óleo natural que nosso couro cabeludo produz para manter nosso cabelo saudável e hidratado, então se você tem raízes oleosas, seu couro cabeludo provavelmente produz muito sebo.

É por isso que você precisa de um shampoo que remova o excesso de oleosidade sem ressecar o cabelo, especialmente se você tiver raízes oleosas, mas pontas secas.

Sempre procure por shampoos com ingredientes naturais. Quanto mais ingredientes orgânicos, melhor.

Álcool, sulfatos, silicones e outros produtos químicos podem estimular a produção de óleos naturais no couro cabeludo e, ao mesmo tempo, secar suas extremidades; portanto, evite esses ingredientes a todo custo.

Shampoos de limpeza sem óleos são uma ótima idéia. Procure por ingredientes como hortelã-pimenta, zinco, sálvia, urtiga, alecrim e camomila.

Razões mais comuns para cabelos oleosos e como lidar com eles

Superprodução de sebo

As razões para isso podem ser diferentes, desde genética ou hormônios até dieta ou medicação.

Não importa o motivo, siga as orientações acima mencionadas para encontrar o shampoo ideal que não só irá remover o excesso de oleosidade, mas também regular a produção de sebo.

Lavagem Excessiva de Cabelos

Assim como lavar o cabelo ressecado muitas vezes o torna ainda mais seco, lavar seu cabelo naturalmente oleoso diariamente estimula a produção de sebo e o torna ainda mais oleoso ao longo do tempo.

Por esta razão, você deve lavar o cabelo duas a três vezes por semana e usar um shampoo seco no meio.

Muito condicionador

Usando muito condicionador, especialmente nas raízes, é um grande vilão se o seu cabelo é propenso a oleosidade.

Evite o condicionador e use uma máscara de cabelo. ou aplique-o apenas nas extremidades e no meio do comprimento (é assim que você deve aplicar um condicionador de qualquer maneira).

Tocando seu cabelo

Se você estiver tocando ou brincando com seu cabelo distraidamente, é hora de parar, já que você está apenas passando os óleos dos dedos para a cabeça.

Escovar com muita frequência

Escovar o cabelo com frequência também pode torná-lo mais oleoso, já que o que você está fazendo é estimular o couro cabeludo.

Limpar regularmente a escova ou pente é outra coisa que você pode fazer para evitar que o cabelo fique oleoso muito rápido.

Melhores tipos de shampoo para cabelos danificados/quebradiços com pontas duplas

Se o seu cabelo está caindo, emaranhados demais, e/ou quebrando facilmente, você tem sinais de cabelos danificados que necessitam de tratamento o mais rápido possível.

Uma vez que o cabelo seco e os cabelos danificados andam de mãos dadas, muitas mulheres confundem os dois e acham que shampoos extremamente hidratantes são a única coisa que eles precisam para os cabelos frágeis propensos à quebra.

Shampoos altamente hidratantes contribuem para a quebra quando se trata de cabelos danificados, então não confunda cabelos secos com cabelos danificados, mesmo se você tiver os dois tipos.

O que você realmente precisa é de shampoos ricos em proteínas.

Nossos fios de cabelo, da mesma forma que nossos corpos, precisam de proteína para serem fortes e saudáveis.

Proteínas como a queratina fortalecem os cabelos danificados e quebradiços e reconstroem os fios de cabelo.

Além disso, shampoos ricos em proteínas trazem de volta a elasticidade perdida dos fios de cabelo e aumentam o frágil sistema de sustentação do cabelo.

Na lista de ingredientes, procure aminoácidos, biotina, queratina, proteína de trigo, proteína de soja ou proteína de arroz para obter melhores resultados.

Dito isto, certifique-se de que você não usa excessivamente proteínas no tratamento do cabelo, já que uma coisa boa ainda tem consequências negativas.

Então, já que shampoos altamente hidratantes, assim como aqueles com muita proteína, não são ótimos para cabelos danificados e quebradiços, qual é a formulação que você deveria estar procurando?

Equilíbrio é tudo, então shampoos com o equilíbrio certo de proteína/umidade são a escolha ideal para reparar e alisar cabelos fracos e danificados.

Procure etiquetas como “anti-quebra”, “reparação de cabelo”, “reparação de pontas duplas”, e assim por diante.

Razões mais comuns para cabelos danificados/quebradiços e como lidar com eles

Lavagem Excessiva de Cabelos

Mais uma vez, lavar o cabelo com demasiada frequência retira-lhe os óleos naturais que o protegem, por isso, lembre-se de lavá-lo duas a três vezes por semana.

Cabelo quimicamente tratado ou tingido/descolorido

Estamos todos cientes do fato de que o uso excessivo de fontes de calor para finalização danifica seriamente os fios de cabelo, bem como a descoloração e a coloração regulares.

A única solução, se você deve fazer essas coisas, é fazê-las com menos frequência, usar o condicionador certo e sempre protegê-lo com protetor térmico.

Cortes de cabelo irregulares

Se você acha que seu cabelo vai crescer mais rápido se você não cortá-lo por longos períodos de tempo, não vai.

Então não tenha medo do cabeleireiro e visite o seu pelo menos a cada 3-4 meses, ou pelo menos duas vezes por ano.

Melhores tipos de shampoo para cabelos coloridos

Se você pintar seu cabelo com frequência, o shampoo certo não só reterá sua cor por períodos mais longos, mas também nutrirá e cuidará dela.

Em primeiro lugar e mais importante, você precisa de shampoos que são formulados especificamente para cabelos coloridos, então procure por rótulos como “protetor de cor”, “shampoo protetor de vibração de cor”, “terapia de cor”, “cuidado de cor”, e assim por diante.

Além dos agentes de preservação da cor, o melhor shampoo para cabelos coloridos também deve ter ingredientes nutritivos e hidratantes, pois os cabelos regularmente coloridos, na maioria das vezes, estão danificados e secos.

Certifique-se que o shampoo de sua escolha também tenha óleos vegetais nutritivos e hidratantes, mel, mas também queratina, entre outras proteínas.

Se você descolorir seu cabelo, tingi-lo de loiro ou tiver reflexos loiros, use shampoos roxos que hidratam o cabelo, bem como reduzem os tons amarelos e iluminam sua cor.

traduzido e adaptado de: https://www.luxyhair.com/blogs/hair-blog/dry-thin-frizzy-curly-best-shampoo-for-all-hair-types

vyvanse 20 mg weight loss, vit b and weight loss, weight loss plan for kids, keto coffee recipes for picky eaters, dr juarez san antonio weight loss, does a hysterectomy cause weight loss, jay robb keto egg white recipes, weight loss surgery rockwall tx, how to drink appetite suppressant, escitalopram weight loss, janet jackson diet, weight loss surgery new york, prescription prescription weight loss pills, grapefruit pills for weight loss, us news best weight loss diets, how long should i stay on a treadmill to lose weight, why do i self sabotage my weight loss, dr behzadi, weight loss from depression, the best l carnitine for weight loss, best diet pills uk, calculate how many grams needed daily to lose weight, venus weight loss reviews, how much cardio should i do for weight loss, green tea caffeine weight loss pills, what level should glucose be to lose weight, peoven weight loss pills extreme, best organic protein powder, waist away weight loss, keto fat bombs, visualization app, meghan trainor weight loss before and after, mens workout to lose weight,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO