5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças

5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças

A gente sabe que tem que cuidar dos cabelos dos pequenos, especialmente quando eles são cacheados ou crespos. O problema é que muitas vezes, por falta de tempo ou de paciência, apelamos para a presilha e acabamos danificando o os fios dos pequenos. 

Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças. Então se liga aí e anota tudo!

5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças

5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças

Os cabelos das crianças ainda estão em formação, então são mais sensíveis e finos. Além disso, elas ainda não têm certos hormônios que ajudam na definição e no “encorpar” da fibra capilar.

Então, é bom ficar atenta(o) na hora de fazer algum penteado, por exemplo. É importane que o fio esteja seco neste ocasião, já que molhado, o cabelo está com as cutículas abertas e por isso ele fica mais frágil.

Então vamos às dicas!

1. Precisa hidratar?

De acordo com especialistas, a idade certinha para começar a hidratar o cabelos dos pequenos é a partir dos 3 anos. A aplicação deve ser com um produto específico para crianças e para o tipo de cabelo dela.

2. Posso cortar com que idade?

Não há uma idade certa para cortar o cabelo da criança. Dependendo do quanto ele cresce ou do quanto você observa o desconforto do pequeno com uma franja caindo no olho, por exemplo, você decide.

Como eles geralmente tem queda e os cabelos não estão crescendo igualmente ainda, pode ser importante definir um corte. 

5 dicas para cuidar dos cabelos das crianças

3. Pode lavar todos os dias?

Dependendo da temperatura do ambiente e da atividade praticada pela criança no dia, talvez lavar o cabelo todos os dias seja algo necessário. Quando se trata de bebês, é liberada a lavagem diariamente.

Dias frios não é bom lavar os fios dos pequenos, então invista em um banho do pescoço para baixo. Lembre-se de não prender ou deixar ele dormir de cabelo molhado.  

4. Pode usar secador e chapinha?

Como dito acima, os fios dos pequenos ainda estão em formação e são naturalmente mais frágeis e sensíveis, principalmente o couro cabeludo. Se chapinha e secador não são bons para cabelos de adultos, quem dirá para crianças, não é mesmo? 

Mas tudo vai depender da sensibilidade da criança e do que você acha que é certo para ela. Mas recomendado não é.

A partir dos 4 anos esses procedimentos podem ser feitos em ocasiões especiais como casamentos ou festas importantes.

5. Cabelos cacheados e crespos exigem mais cuidados?

Sim! Os cabelos crespos e cacheados exigem mais atenção e cuidado dos pais porque ele é naturalmente mais ressecado e quebradiço. Então, todo cuidado é pouco na hora de desembaraçar.

Use um creme de pentear específico para crianças e aplique antes de passar o pente ou a escova. Lembre-se de ter cuidado porque o couro cabeludo dela ainda é sensível. Comece a desembaraçar das pontas e depois suba para a raiz. 

E aí, mais alguma dica para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários.

Loading Facebook Comments ...