fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre crescimento Capilar

Uma cena muito comum que vemos nos spas de terapia capilar são as clientes impacientes com o crescimento dos seus cabelos. A maioria delas, passou por choque químico ou mesmo está na transição capilar. Elas querem resultados rápidos mas sabemos que o crescimento dos fios têm seu ritmo.  Esse post vai te ajudar a:

  1. Entender como funciona o mecanismo de crescimento capilar;
  2. Saber identificar possíveis problemas que não estão deixando o cabelo da sua cliente crescer;
  3. Orientar e educar sua cliente a tratar do couro cabeludo e outras causas  para que o cabelo dela possa retomar o crescimento que ela tanto deseja;
  4. Mostrar um protocolo padrão com nossos produtos que vai auxiliar no crescimento dos fios.  

Se você tem procurado boas fontes de informação a respeito desse tema eu te adianto que não é fácil achar. A maioria das informações que temos na internet não tem nenhum embasamento científico. 

Se fizer uma busca no google vai achar uma série de artigos de influencers que fazem fórmulas caseiras, revistas sem fonte ou credenciais.

Primeiro vamos nivelar os conhecimentos entendendo como funciona o mecanismo de crescimento capilar e para isso,  primeiro é preciso entender as fases de crescimento do cabelo:

  • A fase anágena – é a fase do nascimento e crescimento do fio. Em torno de até 90% dos nossos fios estão nessa fase. Ela pode durar de 2 a 7 anos.
  • A fase catágena é a fase de repouso e regressão, o cabelo  pára de crescer e o folículo reduz de tamanho e fica mais superficial. Essa é uma fase curta que dura de 2 a 3 semanas. 
  • A fase telógena – Essa é uma fase de queda, aqui o folículo se prepara para liberar o fio e recomeçar o ciclo capilar. 10 a 15% dos nossos fios estão nessa fase que pode durar de 2 a 4 meses. 

São as alterações nesse ciclo que vão determinar como nosso cabelo cresce e como ele cai. Por exemplo, uma pessoa que tem uma fase anágena curta de 2 anos nunca vai conseguir fazer com o que o cabelo passe do ombro pois o cabelo cresce em média 15 cm por ano. É o prolongamento da fase anágena que vai te ajudar a ter cabelos mais longos. 

Então o cabelo da sua cliente vai ficar grandão desde que ela não corte ou danifique muito e principalmente mantenha ele na fase anágena o maior período de tempo possível.

Como dissemos, o crescimento dos fios ( fase anágena) acontece por 2 a 7 anos. É completamente normal perder fios visto que 10 a 15% sempre estão na fase telógena e posteriormente são expelidos. Para mulheres adultas brancas com idades entre 18 e 35 anos, o cabelo cai cerca de 100 fios por dia. Já o asiático cai menos 70 fios por dia e o africano 60 fios por dia!

Durante a fase anágena hiperproliferativa, o folículo piloso precisa de um equilíbrio fisiológico para que o ciclo se mantenha normal e os fios cresçam saudáveis. Um dos grandes fatores da queda de cabelo, o estresse pode fazer com que um número grande de folículos passe da fase anágena para a telógena. Ao final da fase telógena, se o folículo não retornar mais a fase anágena, ou seja, não produzir mais fios de cabelo, tem-se então o início da alopecia.

Se o corpo está desnutrido, sem obter todos os nutrientes que precisa, a primeira coisa que o organismo vai fazer é “puxar” esses nutrientes do cabelo. O nosso organismo entende que o cabelo não é um órgão vital então ele prioriza  o restante do corpo. 

Essa é a razão pela qual o tratamento muitas vezes não exclusivamente pode ser tópico. E a alimentação influencia sim na saúde do cabelo. Não existe pessoa doente com cabelo saudável. O cabelo é como o termômetro da nossa saúde. Por isso , quem faz dietas muito restritivas ou mesmo cirurgia bariátrica sempre apresenta queda nos fios.

Tomar certos suplementos vai garantir que seu corpo esteja em dia com aquelas vitaminas e por consequência o cabelo receberá nutrientes de forma adequada para a prolongação da fase anágena.

Também existem produtos capazes de ajudar seu cabelo a se manter mais tempo na fase anágena e assim atrasar as fases catágena e telógena. É o caso do Chondrus Crispus Extract presente na nossa linha Crescimento. 

Então, o que realmente atrapalha o crescimento dos seus fios:

  • Dieta 
  • Genética
  • Estresse
  • Doenças
  • Hormonal
  • Medicamentos
  • Tabagismo
  • Sono de baixa qualidade
  • Pós parto
  • Química em excesso nos fios
  • Envelhecimento
  • Não tratar seu cabelo
  • Pós Covid

Então isso precisa ser verificado na anamnese da cliente para identificar se ela possui uma das causas. Essas causas precisam ser eliminadas para que o cabelo possa crescer com mais vigor.  

Caso você identifique que a sua cliente pode ter uma deficiência nutricional, encaminhe-a para um profissional da área para que ela possa tratar essa causa e conseguir resultados satisfatórios no tratamento tópico. Provavelmente ela tomará vitaminas e suplementos que vão ajudar o organismo a ficar equilibrado e parar de “tirar” nutrientes dos folículos capilares.

Algumas causas podem e devem ser tratadas por você orientando a cliente de como ela deverá proceder em casa em relação a químicas e a tratar do seu cabelo com carinho. Além de frequentemente estar junto com você tratando dos fios dela e do couro cabeludo.

Você vai começar fazendo um detox esfoliante com argila no couro cabeludo. Isso vai ser bem importante para garantir a perfeita penetração dos produtos que virão a seguir. 

Em seguida você vai higienizar o couro cabeludo com Shampoo Tutanat  Fresh com mentol. Ele vai garantir uma perfeita higienização e aumentar o aporte de oxigênio no bulbo pois tem ação de aumento da circulação sanguínea. Deixe o shampoo agir 5 minutos no couro cabeludo da cliente.

A seguir retire o excesso de água e aplique a ampola Tutanat Micelar no couro cabeludo da cliente massageando bem. Nessa hora você já pode também aplicar a máscara Tutanat da Linha Crescimento ao longo dos fios e deixar agir por aproximadamente 15 minutos.  A ampola possui Aloe Vera que vai auxiliar no equilíbrio e hidratação do couro cabeludo, além de ter ação anti inflamatória, bactericida, antifúngica e cicatrizante. Ela também pode ser usada no tratamento da dermatite seborreica e psoríase. Já a máscara possui Biotina, Taurina e Arginina que vão fortalecer e tratar a haste. 

Agora chegou o momento de enxaguar tudo, tirar o excesso de umidade dos fios  e aplicar no couro cabeludo o Tônico Tratamento Noturno da linha Crescimento. Esse produto será a estrela do tratamento e deverá ter continuidade em casa pela cliente. Ele possui o Chondrus Crispus que é um energizante folicular capaz de triplicar a produção de ATP, melhorando a circulação local, favorecendo a troca de nutrientes e evitando o déficit energético celular. 

Estudos mostram que o Chondrus Crispus tem ação mais eficaz que o Minoxidil 

Teste 1: monitoramento do alongamento da haste do cabelo

Por fim você vai finalizar com umas gotinhas da ampola Fortify que vai fortalecer ainda mais a haste e prosseguir com a finalização para que sua cliente saia linda e radiante da sua clínica. 

É muito importante que a cliente dê continuidade ao tratamento voltando à sua clínica pelo menos nos próximos 15 dias e fazendo uso dos produtos em casa.

Em casa é recomendado que ela lave os fios pelo menos 1 vez a cada dois dias com o shampoo Tutanat Crescimento, use o condicionador da linha e principalmente use o tratamento Noturno Tutanat pelo menos 3 vezes por semana. 

Parece óbvio, mas explique a sua cliente que cabelo cresce da raiz e não da ponta! Então o principal produto da linha é o Tratamento noturno. Só um tônico vai fazer com que o ativo esteja em contato direto com o couro cabeludo, estimulando o folículo a permanecer mais tempo na fase anágena! E tome crescimento! 

Oriente ela também a usar um protetor térmico antes de usar fontes de calor e a pentear o cabelo corretamente para ocasionar o mínimo possível de quebra dos fios. Com tudo isso você conseguirá entregar  o crescimento tão desejado pela sua cliente. 

Mail Marketing: 

Título: Tudo que você precisa saber sobre crescimento capilar

subtítulo :  e ninguém nunca te contou. 

Você está em transição capilar e não aguenta mais esperar o seu cabelo crescer? Cortou o cabelo e depois se arrependeu? Está começando um #projetorapunzel ?

Fica comigo, se e mail é para você! Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto pode visitar o nosso blog que fizemos um post profissional sobre crescimento capilar! 

Agora se você quer ir direto ao assunto e saber como vai fazer pra ter todo suporte e acelerar seu crescimento é só adquirir o combo promocional que preparamos para você essa semana:

de : R$ 159,96

por : 2xR$ 71,98

Não tá imperdível?

Já quero!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO