fbpx
O jeito certo de lavar os cabelos

O jeito certo de lavar os cabelos

É beeem comum a gente aprender a lavar o cabelo de um jeito na juventude e nunca mais lavar de outro jeito, né amiga? 

E tá tudo vem lavar o cabelo de um mesmo jeito por anos, o problema está quando essa forma de lavar começa a danificar o seu cabelo.

Você pode pensar que você tem pontas duplas ou está com queda de cabelo porque há algo errado com os produtos que você está usando e mudá-los – apenas para ver os problemas persistirem.

O que você precisa fazer é fazer algumas mudanças na rotina de lavar e secar o cabelo para ver uma melhora em seu cabelo dentro de algumas semanas.

Então, se nessas dicas para seguir na hora do banho, que pode seguir para manter seu cabelo saudável e feliz!

O jeito certo de lavar os cabelos

O jeito certo de lavar os cabelos

1. Na hora do shampoo 

Use água fria ou morna

Assim como usar muita fonte de calor para finalizar pode danificar o cabelo, a água quente também prejudica os fios.

O calor da água quente pode remover os óleos naturais e deixar as cutículas abertas, permitindo que toda a umidade escape dela.

Por outro lado, lavá-lo com água fria ou morna pode ajudar a fechar as cutículas e travar a umidade, dando-lhe, assim, madeixas mais brilhantes e suaves. Também pode ajudar a reduzir o frizz.

Evite parabenos e sulfato

A famosa técnica low poo consiste em diminuir o uso de shampoos com sulfatos ou usar os mais fracos.

Enquanto os parabenos são adicionados como conservante, os sulfatos ajudam na formação de espuma. Ambas substâncias são conhecidas há muito por causar irritação na pele e reações alérgicas.

Estudos recentes descobriram que eles também podem ser cancerígenos e causar danos oculares graves em crianças. Então, é melhor usar shampoos orgânicos que são sem sulfatos e sem parabenos.

Aplique o shampoo apenas no couro cabeludo

O objetivo do shampoo é limpar e remover a sujeira, as células mortas da pele e o acúmulo de produtos do couro cabeludo.

Aplicar shampoo no comprimento dos fios apenas retira os óleos naturais, deixando-os secos, opacos e sem vida.

Massageie suavemente enquanto lava com shampoo

Ao ensaboar, massageie suavemente o couro cabeludo com os dedos, movendo-se em movimentos circulares.

Não só limpará facilmente a sujidade do seu couro cabeludo, como também ajudará a melhorar a circulação sanguínea nos folículos capilares e a estimular o crescimento do cabelo.

Não lave o cabelo diariamente

A maioria dos shampoos contém substâncias químicas que podem deixar o cabelo extremamente seco e quebradiço se usado diariamente.

Então, é melhor lavar o cabelo não mais do que duas ou três vezes por semana para manter a saúde e o nível ideal de umidade.

Não estique o tempo de lavagem

Seu cabelo está no estado mais frágil quando está molhado. Então, idealmente, você deve lavar e condicionar seu cabelo dentro de 15 minutos de umedecê-lo para manter os danos e a quebra no mínimo.

O jeito certo de lavar os cabelos

2. Na hora do condicionador

Condicione seu cabelo com óleo antes do banho

Uma boa maneira de condicionar e hidratar seu cabelo é a maneira natural de massageá-lo com um óleo de cabelo.

Massageie um pouco de coco, amêndoa ou azeite de oliva no cabelo e no couro cabeludo uma hora antes de lavá-lo. Este óleo penetrará no seu fio de cabelo e nutrirá de dentro para dar-lhe um cabelo mais suave, mais brilhante e sem frizz.

Toalha seca antes de condicionamento

Este passo pode parecer um pouco entediante para você, mas é o que você precisa fazer para obter o cabelo livre de frizz.

Depois de lavar o cabelo, enrole uma toalha em volta da cabeça para absorver todo o excesso de água e aplique o condicionador. O condicionador será absorvido em seu cabelo seco com muito mais facilidade e evitará o frizz.

Não deixe o condicionador por muito tempo

Se você acha que deixar o condicionador em seu cabelo por um tempo extra vai hidratar mais seu cabelo, então você está completamente errado.

Os condicionadores funcionam instantaneamente quando a cutícula do cabelo molhado está inchada e aberta.

Portanto, não há como o condicionador penetrar mais do que já é quando você o aplica pela primeira vez. De fato, deixando o condicionador por muito tempo pode realmente tornar o seu cabelo oleoso.

Não use muito condicionador

Aplicar muito condicionador irá pesar o cabelo e torná-lo super oleoso.

Não aplique o condicionador no couro cabeludo

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas vou reforçar: não aplique o condicionador ao seu couro cabeludo.

Isso porque ele irá formar um acúmulo no couro cabeludo e entupir os poros, levando a um menor crescimento do cabelo e ao aumento da queda de cabelo.

Condicionamento profundo a cada duas semanas

Você precisa condicionar profundamente seu cabelo pelo menos a cada duas semanas, especialmente se você tiver cabelos cacheados ou crespos, pois esses tipos de cabelos tendem a secar rapidamente.

418269-PD8NXJ-295

3. Na hora da secagem

Toalha de microfibra / camiseta de algodão

Você pode não estar ciente disso, mas as toalhas felpudas absorvem a umidade do cabelo enquanto retiram o excesso de água, deixando-a seca.

Além disso, a textura dessas toalhas também pode frisar o cabelo e causar a quebra. A melhor opção seria usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão que sejam mais suaves para o cabelo e não retire toda a umidade.

Não esfregue agressivamente o cabelo ao secá-lo

A maioria das mulheres esfrega vigorosamente o cabelo com uma toalha ou fazem uma “trouxinha” para secá-lo.

Ambos os métodos de secagem do cabelo são desastrosos, pois causam amarração, frizzing e quebra. A maneira correta é usar uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra para secar delicadamente o cabelo para remover todo o excesso de água e deixar secar o resto do caminho.

Evite usar um secador de cabelo

O calor de um secador pode danificar o cabelo e causar pontas duplas da mesma forma que outras ferramentas de modelagem de calor.

Então, é melhor que você evite usar um tanto quanto possível. No entanto, se você realmente precisa usar um secador para secar o cabelo, então é melhor usá-lo em um ambiente fresco.

O jeito certo de lavar os cabelos

4. Na hora de pentear 

Desembarace no banho

Outra ótima maneira de evitar perder muito cabelo é desembaraçar o cabelo no chuveiro depois de ter aplicado condicionador a ele.

Basta passar um pente de dentes largos da metade inferior do cabelo até as pontas, para remover todos os nós e emaranhados facilmente.

Desembarace seu cabelo quando estiver semi-seco

Se você perder grandes mechas de cabelo quando estiver escovando, provavelmente é porque você está fazendo isso logo depois de sair do banho.

Seu cabelo é delicado e mais propenso a quebra quando está molhado. Portanto, espere até que seu cabelo esteja cerca de 70% seco antes de desembaraçá-lo com uma escova de cerdas de javali ou um pente de dentes largos.

Tenho certeza que algumas dessas dicas devem ter te surpreendido. Mas tenta, que você ver resultados incríveis. E comente aqui suas dicas também, pra compartilhar com o mundo. 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO