fbpx
Search

Tudo o que talvez não te contaram sobre reconstrução capilar, e que você precisa saber!

Existem 2 motivos que fazem alguém buscar pelo tema “reconstrução capilar”, ou você é um profissional da área que quer se aprofundar no assunto, ou você está em uma emergência para reconstruir o fio imediatamente. Bem, antes de qualquer coisa, é preciso  ter em mente que: Reconstrução capilar não é apenas uma etapa do cronograma, mas sim um processo progressivo, que quando executado sucessivamente, melhor resultados apresentará.

Antes da execução, é importante saber distinguir:

– Para quê serve o processo

– Onde ele age

– Como ele age

–  E então, entender por meio de quê ela age. 

Sabendo da ordem de absorção de informações, damos início ao ponto de… O que é a reconstrução capilar? Para quê ela serve?

Basicamente, a Reconstrução Capilar é indispensável para que os fios possam recuperar a massa e a vitalidade perdidas ao longo do tempo.

Porém, a execução perfeita desse processo só ocorre quando alinhada com as outras 2 etapas de um cronograma capilar, a hidratação e a nutrição. É importante ter em mente que a reconstrução perfeita é um pacote de ações que somam em um único propósito: Restaurar os fios danificados. A hidratação e nutrição promovem brilho, maciez, retiro do aspecto ressecado e outros benefícios que você irá conhecer ao longo do tempo e estudos. A reconstrução tem como potencialidade principal, devolver a força e elasticidade equilibrada dos fios. 

Nossos fios de cabelo são formados por Cutículas, Córtex, medula e complexo de membrana celular. 

A cutícula é a parte mais externa do fio, constituída de 6 a 10 camadas de células

Sobrepostas na direção longitudinal da fibra, formado por material protéico e amorfo, sendo ela responsável pela proteção das células corticais, também controla o ingresso e egresso do teor de água na fibra, o que permite manter as propriedades físicas da mesma. É importante que a cutícula seja mantida em boas condições para que o cabelo tenha um aspecto saudável e com o máximo de reflexo de luz.

O córtex apresenta pigmentos responsáveis pela coloração, onde são encontradas as

ligações químicas responsáveis pela resistência, compõe a maior parte da fibra capilar é

Constituído por feixes de 400 a 500 laminas de queratinas, proteínas ricas em enxofre e cisteína unidas entre si. 

 Proteínas como a queratina, a creatina e a arginina estão presentes no córtex, a função dessas proteínas é selar os fios, de modo a manter ali dentro toda a massa capilar, a água e os lipídios que contribuem para a saúde dos cabelos.

A agressão do sol, da poluição e outros agentes externos, fazem com que essas fibras se abram, e muitos desses itens sejam perdidos, deixando os fios porosos e sensibilizados, ocasionando uma haste com cutículas abertas e o córtex desprotegido. Essa perda é acentuada pelo uso de ferramentas de calor como a chapinha e o secador, bem como por procedimentos químicos. Dessa forma, a reconstrução capilar irá repor essas proteínas perdidas, fixando-as ao fio e devolvendo sua força.

É válido ressaltar que, sempre que a fibra for danificada, necessitará de um nova reestruturação e de um novo processo restaurador, com produtos cosméticos que tenham ativos similares à composição dos fios, já que a haste capilar é amorfa e não se reestrutura definitivamente. 

 Atualmente existe uma grande variedade de cosméticos no mercado que promete a reestruturação da fibra capilar, devolvendo elementos fundamentais para o cabelo,

principalmente a queratina, que se perdeu durante os processos químicos. Esses produtos são nomeados comercialmente de queratinização, cauterização, plástica capilar, cristalização entre outros, onde os rótulos apresentam ativos semelhantes à composição da fibra capilar, como a queratina, lipídios, aminoácidos e vitaminas. O principal objetivo desses produtos cosméticos é tratar os cabelos de maneira a causarem um efeito final estético que será percebido pelo consumidor como um cabelo saudável, que apresenta brilho e condicionamento.

Os cosméticos destinados a tratamentos de reestruturação capilar contêm diferentes substâncias em suas fórmulas, e cada substância tem uma função específica. Dentre os ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos estão os silicones, óleos vegetais, polímeros, queratina e os filtros solares.

Os silicones de forma em geral apresentam propriedades táteis suaves e sedosas, diminuem a pegajosidade de glicerina e atuam como lubrificantes não oleosos, inclusive diminuindo a sensação de oleosidade quando associados a ceras e óleos. Apresentam grande afinidade de se ligar ao cabelo melhorando a penteabilidade a úmido e a seco.

Já os polímeros são formados por unidades moleculares repetidas, denominadas monômeros através de reações de polimerização, eles contém grupamentos hidroxilados, que mantém a hidratação dos fios, uma vez que retém moléculas de água através de ligações entre os átomos conhecidas como ligações hidrogênicas. Também apresentam a capacidade de formação de películas, que retém água nos fios de cabelo.

Segundo um grande tricologista, os óleos vegetais são utilizados em composições para produtos cosméticos devido ao seu apelo natural e suas substâncias que permitem repor os lipídios perdidos nos processos químicos e físicos. Os óleos vegetais são emolientes, pois contêm triglicerídeos (lipídios) de diversos tamanhos, que possuem pequenas diferenças em seus componentes.

A queratina quando presente em produtos cosméticos para cabelos apresenta baixo peso molecular, sua fixação é elevada. Repara danos na cutícula, fornecendo aminoácidos e auxiliando na hidratação, auxilia na restauração das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica causadas por agentes químicos e físicos, penetra facilmente na cutícula proporcionando brilho, restauração, hidratação e condicionamento. 

Outro aspecto importante a observar é a necessidade de proteger os cabelos dos raios ultravioletas, a exposição às radiações UVB foto degradam as ligações de cistina provocando a perda desse aminoácido no cabelo, causando a diminuição da resistência e o aumento da porosidade. O cabelo foto degradado tende a apresentar variações na textura e pouca absorção de tintura e outros produtos químicos.

Realizando estudos ainda mais aprofundados sobre tudo o que foi supracitado, a Tutanat desenvolveu uma linha específica e focada em devolver as proteínas e propriedades perdidas pelos fios. 

A linha resistance Tutanat conta com ativos modernos, e altamente eficazes na restauração dos fios. Com sua base queratinizada, também conta como ativos principais,

 * Proteína do Trigo – Hydrolyzed Wheat Protein A proteína hidrolisada do trigo, restaura a flexibilidade natural dos cabelos, protege, hidrata e nutre os fios, reduzindo a quebra em 80% . 

* Proteína do arroz – Hydrolyzed Rice Protein Proteína obtida pela hidrólise enzimática dos grãos de arroz, rico em peptídeos e carboidratos que formam filme protetor do pigmento protegendo a cor dos cabelos. Devido a sua alta identidade de composição com os tecidos é facilmente adsorvida e sua afinidade aumenta quanto mais danificado estiver o cabelo ou a pele.

* Proteína do soro do leite – Whey Protein As proteínas solúveis do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos, caracterizando-as como proteínas de alto valor biológico. Possuem peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais. Os aminoácidos essenciais, com destaque para os de cadeia ramificada (BCAA), são utilizados para estimular a síntese de proteínas, reconstruindo e reduzindo os danos, através da reparação da fibra capilar estressada, fragilizada ou extra-seca.

* Tamariliz – Tamarindus indica fruit extract , que tem como principais ativos polissacarídeos de alto peso molecular, polifenóis e ácidos orgânicos que conferem hidratação, efeito disciplinante, proteção antioxidante, preserva a integridade dos fios após estresse mecânico ou químico, suaviza a textura áspera dos fios e promove brilho reflexivo. Tamariliz promove leveza, suavidade e caimento dos fios secos e rebeldes. Age na fibra capilar tanto de fora pra dentro quanto de dentro pra fora.

Tamariliz – Tamarindus indica fruit extract

Entre outros ativos poderosíssimos, como Panthenol, polyquaternium 7, Betaína, Menthol e vários outros que estão relatados em nossa ficha técnica e rótulo de  composição dos produtos.

A linha conta com Shampoo, Cascata de proteínas (líquida), máscara de tratamento, condicionador e defrizante. Seu uso segue exatamente a ordem exposta anteriormente…

1° Passo: Lave os cabelos da sua cliente com o shampoo resistance Tutanat

2° Após o exágue, borrife a castacada de proteínas em todo cabelo e aguarde ao menos 3 min.  Sua forma líquida promove maior e mais rápida penetração e absorção dos elementos nos fios. 

3° Ainda por cima da cascata de proteínas (Passo 2), Aplique a máscara de tratamento resistance e  aguarde 10 min para enxaguar. 

4° Em seguida, aplique o condicionador resistance, em todo comprimento do cabelo, evitando a raíz. Massageie os fios por 2 minutos e retire com água abundante.

5° Aplique o defrizante resistance Tutanat, e prossiga normalmente com sua finalização.

Desta forma, alinhando com as outras etapas do cronograma capilar, você terá a restauração completa dos fios, com resultados satisfatórios e energizados! 

Ainda na etapa de reconstrução, a Tutanat também conta com a Plástica capilar! Que diferente de uma simples cauterização, é um completo sistema de recuperação capilar. Ela provê os fios de todas as suas necessidades, recuperando-os das agressões com apenas uma aplicação. Além da queratina, trabalha com vários ativos para atingir o resultado de reconstrução total, tão necessário aos fios quimicamente agredidos. 

A reconstrução pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do nível dos danos do cabelo. Nesse intervalo, a dica é manter as madeixas hidratadas para que os fios absorvam bem as proteínas da reconstrução, como acontece no cronograma capilar. 

É indispensável que você oriente a sua cliente sobre os cuidados com o cabelo durante o processo de reconstrução, principalmente se ela fizer o uso de químicas ou fontes de calor.  A importância de ter e seguir um cronograma capilar, o uso de termoprotetores, produtos que tenham ação restauradora e protetora (Vinagre de maçã tutanat é uma ótima indicação!), e até mesmo, cuidados ao se expor a fatores externos, sol, piscinas e qualquer outro elemento que possa danificar os fios e retardar todo procedimento de restauração.

Share this post

Outros posts...

BLOG

CONTATO