Por que o seu cabelo cresce

Você sabe o que está acontecendo na sua cabeça? Descubra porque o seu cabelo cresce

Meninas, vamos jogar a real, quase todo mundo está em busca de uns centímetros a mais de cabelo. O desejo do crescimento capilar é motivado por vários pontos, um corte que deu errado, a mudança do visual e um up na autoestima. A ansiedade para parecer a Rapunzel e para o momento do cabelo cruzar a linha do ombro é tanta que chega a dar aquela impressão que os meses estão passando e nada está mudando na cabeça. Mas será mesmo que não está?

Um fio de cabelo cresce em média de 1cm a 1,5cm em 30 dias e no caso dos cacheados e crespos eles podem levar ainda mais tempo para aparentarem que estão maiores. Isso porque esses tipos de fios precisam completar uma volta inteira para aumentarem em comprimento visível. Também tem aquelas madeixas que estão castigadas, sem cuidados e com isso ficaram super quebradiças. Estas podem até estar crescendo, mas como as pontas estão fracas e se rompendo, você NUNCA vai conseguir mais comprimento sem o tratamento adequado.

Pois bem, mas como o cabelo cresce?

Primeiro você precisa entender o que está acontecendo na sua cabeça e o que motiva os cabelos a crescerem. Cada fio conta com uma estrutura de anatomia formada por cutícula, córtex e medula. Naturalmente cada uma tem a sua função. Vamos conhece-las:

Por que o seu cabelo cresce

  1. Cutícula

Esta é a parte externa dos fios. A missão delas é a proteção das camadas internas, além de ser a queridíssima responsável pelo brilho, a textura e a sedosidade dos cabelos. Isso porque é nesta parte da estrutura capilar que estão as escamas. Estas vocês já conhecem, não é mesmo? As famosas que quando estão alinhadas nós percebemos pelo toque macio nas madeixas. Quando passam por danos de fatores externos, como coloração, progressivas com formol, descoloração, entre outros, ficam desalinhadas, sobrepostas, e é aí que sentimos a diferença, principalmente nas pontas, com fios opacos, quebradiços e porosos. Por isso é necessário que nossas cutículas estejam sempre bem cuidadas.

A maior recomendação que podemos dar aqui é a seguinte: Evite os excessos! Excesso de Sol, piscina, produtos descolorantes, tinturas com amônia, progressivas com formol, etc.

  1. Córtex

É aqui que está o volume das fibras capilares. Esta é a parte da estrutura responsável por abrigar as proteínas, a queratina, e pela elasticidade e permeabilidade dos fios. É no Córtex também que estão os pigmentos que definem a cor dos cabelos e o tipo do fio (liso, cahceado, crespo, ondulado). Legal, não é?

A atenção com o Córtex precisa ser redobrada. Quando os danos do cabelo atingem esta camada do fio, é sinal que a cutícula já sofreu bastante e vai dar mais trabalho para reparar os problemas, além de retardar a aparência de crescimento dos fios, pois, como explicamos, é aqui onde mora o coração dos cabelos, é o local responsável pela elasticidade. Quando acontecem danos mais severos, perdemos esta elasticidade e é quando as madeixas ficam quebradiças e os fios ficam se partindo. Mas calma que vamos te ajudar!

  1. Medula

A Medula é a parte mais interna do fio e participa do direcionamento do fio na hora que ele forma.

 

E a parte onde o cabelo cresce, fica aonde?

Então, lindas, agora vocês já sabem a estrutura de baixo dos caracóis dos seus cabelos. Agora vamos entender como ela se forma? É tudo culpa do Bulbo capilar! Este é um conjunto de células que está crescendo ativamente, se dividindo e multiplicando, até chegar o momento da formação do fio. É ele também que empurra o cabelo para fora do couro cabeludo. É aí que começa a primeira etapa do ciclo capilar, vamos conhecer todas elas?

O ciclo de vida dos fios é dividido em três etapas: Anágena, catágena e telógena. A primeira é marcada pelo nascimento e crescimento máximo, dura de dois a seis anos e 85% (!!!) dos fios que estão na sua cabeça estão exatamente nesta fase, por isso que você tem tanto cabelo, querida! E aí logo na etapa seguinte o fio para de crescer e passa a aguardar o momento certo para cair. São apenas alguns poucos fios que estão nesta fase, o total chega a menos de 1% dos cabelos. E, por fim, o fio amadurecido se despede do couro cabeludo, cai, dando espaço para um novo fio que a essa altura já deve estar formado pelo Bulbo capilar. Esta última fase dura em torno de três meses e contém cerca de 10 a 15% dos fios.

Com tantas fases de crescimento, tem como acelerar isso tudo?

Claro que sim, amiga! Lembra quando contamos sobre o Bulbo Capilar? Pronto, criamos uma linha inteira de produtos que trabalha ativamente junto com este querido para acelerar o crescimento dos fios e ao mesmo tempo evitar todos aqueles danos nas cutículas e no córtex. Os produtos da linha Crescimento Tutanat contam com Glycoenergize Hair, que é o principal ativo responsável pelos resultados. A linha completa é formada por shampoo, condicionador, máscara e tratamento noturno e o uso contínuo por pelo menos 3 meses garante a aceleração de até 30% no crescimento capilar. Sabe aquele 1,5cm de cabelo a mais por mês? Pode esquecer! Com esta linha passamos para 2cm no comprimento dos fios em apenas 30 dias.

O grande boom da linha Tutanat Crescimento é o ativador noturno que age diretamente no bulbo capilar, estimulando a divisão celular. Por isso que ele também é capaz de restaurar e tratar a cutícula e o córtex, devolvendo sedosidade, maciez, brilho e elasticidade para os fios. Além de ser indicada para as madeixas danificadas e que não crescem, a linha também é um up para o crescimento de todos os tipos de cabelos, sendo recomendada para os coloridos, cacheados, lisos, ondulados e crespos. Melhor impossível, não é mesmo?

crescimento

Então, amiga, por favor, não perca tempo! Apertem o start no projeto cabelão, ativem a Rapunzel que existe dentro de vocês e… tem mais… aproveitem a oferta na nossa loja online! Na compra da linha completa, também dá para levar no pacote um tubo do Óleo de Rícino, ideal para você fazer suas umectações e auxiliar ainda mais no crescimento capilar. Ele irá recuperar a oleosidade natural dos fios, repondo os nutrientes e combatendo o frizz e a aspereza.

Depois desse guia do crescimento capilar, a gente merece te pedir só um favorzinho, não é? Experimenta a linha toda, detona com o Óleo de Rícino e depois conta tudo aqui para a gente nos comentários! Você também pode aproveitar para deixar aqui as suas dúvidas e nos ajudar a tornar os posts ainda mais interessantes, que tal? Estamos aguardando vocês! Beijos!

 

 

 

Loading Facebook Comments ...