fbpx
Benefícios dos chás para o cabelo

Benefícios dos chás para o cabelo

A gente sabe que saúde vem de dentro, e nenhum cuidado com o cabelo ou produto para a pele pode neutralizar os efeitos de uma dieta ruim.

Portanto, se o seu cabelo está fino, seco, danificado, oleoso, se cai facilmente, se o seu couro cabeludo coça e é sensível e você luta contra a caspa, você deve fazer alguns ajustes na sua alimentação.

E você pode começar com o chá, que está na lista de produtos naturais que podem ser usados ​​para restaurar a beleza e a saúde do cabelo.

Ainda assim, antes de listar os benefícios desta bebida saborosa para o nosso cabelo, vamos dar uma olhada na composição do cabelo e no ciclo de crescimento.

Composição do cabelo e ciclo de crescimento

O ciclo de crescimento do cabelo segue três fases distintas – mas interdependentes – a fase anágena, a catágena e a fase telógena.

Estas fases ocorrem simultaneamente, mas em diferentes áreas do seu couro cabeludo, o que significa que alguns cabelos podem estar na fase anágena, enquanto outra vertente estará na fase catágena.

85% de todos os cabelos estão na primeira fase – anágena ou fase de crescimento – de uma só vez. Esta fase pode durar de 2 a 6 anos, a maioria dos pêlos cresce 10 cm por ano.

Uma vez que este primeiro estágio termina, o cabelo entra na fase catágena, com duração de até 2 semanas. Durante esta fase, os folículos encolhem para 1/6 do seu comprimento, sendo a parte inferior destruída.

Na última fase – telógena ou fase de repouso – os cabelos param de crescer. Esta fase dura até 6 semanas e 10% de todos os cabelos estão nesta fase ao mesmo tempo.

Mudando para a composição do cabelo: assim como a pele, o cabelo contém queratina, uma proteína que garante a força, flexibilidade e estrutura do cabelo através de seus filamentos de corda. Cada folículo piloso consiste de um bulbouma bainha radicular interna e um eixo.

O eixo de cada fio de cabelo é feito de várias queratinas sobrepostas, dispostas em três camadas:

  • medula, a camada mais interna presente apenas em pêlos grossos
  • córtex, a camada do meio, fornecendo força, textura e cor
  • cutícula, a camada mais externa, que é incolor, fina e protege o córtex

Com a forma de uma pequena cebola, o bulbo capilar é responsável pela produção contínua de novas células ciliadas.

Os melanócitos encontrados dentro do bulbo capilar dão cor ao cabelo. À medida que novos pêlos são produzidos, os antigos são empurrados através da superfície da pele, de modo que o cabelo que pode ser visto é, na verdade, uma sequência de queratinas mortas.

Em média, um adulto tem 100.000-150.000 cabelos, e a perda “normal” é de até 100 fios por dia . No entanto, níveis hormonais alterados, dieta inadequada, genética, estresse, idade, doenças e muitos outros fatores podem interferir no crescimento e na saúde do cabelo, fazendo com que ele caia em grandes quantidades ou fique mais engordurado, mais seco ou danificado.

Felizmente, descobriu-se que o chá beneficia o cabelo de várias maneiras, desde restaurar seu brilho até impedir a perda maciça de cabelo.

Além disso, certos tipos de chá foram encontrados para acelerar o crescimento do cabelo, então vamos passar para os 5 benefícios importantes que o chá pode proporcionar ao seu cabelo.

5 benefícios do chá para o cabelo

Para restaurar a saúde e a beleza do cabelo, o chá pode ser usado tanto interna como externamente, após a aplicação regular de shampoo ou condicionador, ou em vez desses produtos.

Chá verde, chá preto, chá branco são excelentes para aliviar os problemas de cabelo mais comuns.

1. Crescimento capilar

De acordo com um estudo realizado por cientistas coreanos, um composto encontrado no chá verde, chamado EGGG, pode estimular a produção de cabelos, promovendo a saúde e impulsionando a atividade das papilas dérmicas.

Um poderoso antioxidante, o EGGG também está envolvido na luta contra os sinais de envelhecimento da pele e parece ser eficaz na prevenção do afinamento dos cabelos.

Outro estudo, realizado na Universidade de Maryland Medical Center, mostrou que o chá verde pode aumentar o metabolismo, e uma maior taxa metabólica leva a um crescimento mais rápido do cabelo. Além disso, o chá verde inibe a produção de DHT , um composto que promove a perda de cabelo.

Massagens diárias do couro cabeludo com chá fresco podem aumentar a circulação do sangue para o couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo, fornecendo maiores quantidades de nutrientes e oxigênio.

2. Caspa e coceira no couro cabeludo

O chá tem poderosos efeitos antiinflamatórios e age suavizando o couro cabeludo e prevenindo sua irritação e inflamação.

Segundo os cientistas, isso é benéfico não só para prevenir a caspa, mas também para aliviar os sintomas da psoríase.

Além disso, os ingredientes anti-sépticos do chá removem as células mortas da pele e as impurezas que podem bloquear os folículos pilosos, impedindo o seu entupimento e permitindo que os pêlos cresçam novamente.

3. Produção de óleo

Compostos encontrados no chá podem equilibrar os níveis de pH do couro cabeludo, normalizando a produção de óleo.

Isso é benéfico para pessoas com cabelos oleosos, bem como para aqueles com cabelos secos: na primeira categoria, o chá age como um adstringente, regulando a produção de óleo e evitando o acúmulo de excesso de sebo no couro cabeludo, enquanto na última categoria, o chá age nutrindo e hidratando o cabelo, neutralizando o ressecamento e prevenindo a formação de caspa.

4. Brilho

O chá é rico em polifenóis, vitamina C e E, que garantem um cabelo brilhante e macio e protegem contra os danos causados ​​pela radiação UV.

Além disso, esses ingredientes são conhecidos por fortalecer o cabelo e restaurar a saúde dos cabelos secos e danificados.

5. Pontas Duplas

Panthenol encontrado no chá verde é muito eficiente na prevenção de pontas duplas, dizem os estudos.

Este ingrediente, junto com outros antioxidantes encontrados no chá, ajuda a fortalecer os cabelos e prevenir a quebra.

O chá verde é uma ótima fonte de pantenol, por isso, se você está lutando contra pontas duplas, este chá pode ajudar.

Para tirar proveito destes benefícios do chá para o cabelo, você pode simplesmente enxaguar o cabelo com chá verde ou chá preto e depois de usar shampoo normal – seu cabelo ficará mais brilhante e mais macio.

Se você tem cabelos escuros, você pode usar o chá preto para restaurar seu brilho e a cor natural, pois além de colorir os cabelos grisalhos, o chá preto também pode realçar os destaques naturais do cabelo preto e marrom escuro.

O chá Rooibos é uma ótima opção para mulheres com cabelos castanhos avermelhados ou claros, e pode ser usado para enxágue depois de usar shampoo normal ou como produto leave-in para um tom vermelho temporário.

O chá branco é rico em antioxidantes que fortalecem os cabelos, reduzem a queda e restauram a saúde do couro cabeludo.

Este chá protege contra os danos do sol, restaurar o brilho do cabelo e pode ser usado como shampoo, condicionador ou leave-in.

Outros chás que você pode usar para um cabelo mais saudável e bonito são:

  • O chá de camomila é recomendado para cabelos mais brilhantes, realces naturais e cabelos mais retos;
  • O chá de hortelã-pimenta é útil para reduzir a produção de sebo, acalmando o couro cabeludo, reduzindo a caspa;
  • Chá de sálvia é bom para prevenir cabelos grisalhos;
  • O alecrim é ótimo para fortalecer o cabelo, aumentar o crescimento e combater a queda de cabelo.

E a lista de benefícios do chá para o cabelo pode continuar, mas gostaríamos de ouvir de você também: o chá é parte da sua rotina de tratamento capilar?

traduzido e adaptado de: http://www.rivertea.com/blog/5-ways-tea-benefits-hair/

is coronavirus bord, nicole miller face mask, how to make a tiger face mask on photoshop, paper dust mask for dust protection at cvs, what lush face mask should i use quiz, respirator welding helmet, mens japanese surgical mask fashion, nos green laser filter lens outserts m40 korean k1 gas mask respirator, concrete cutting dust mask, how to make slime without a face mask shaving cream borax or glue or contact solution, white face mask dxf file, what is the best respirator mask for spray painting, amazon 3m hepa mask, skeleton foam face masks, lead radiation face mask, tiger face masks, how to fix 3m mask strap, pollution dust mask, mens hard hat face shield mesh msa, what type of respirator for welding fumes, cool face masks beauty, barbara sturm face mask when pregnant, best winter face mask, dollar general face mask, why face masks, how long n95 mask last, qualitative fit test, respirator toolbox talk, 3m 8511 n95 is best in my opinion, 3m series 700 gas mask, youth softball face masks, 3m 6800 full face mask center port plug,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO