fbpx
10 causas de perda de cabelo e como resolver

10 causas da queda de cabelo e como resolver

Você sabia que a mulher pode perder até 100 fios de cabelo por dia?

Se isso te choca ou te dá conforto para saber que você não está sozinha, a perda de cabelo é uma ocorrência muito comum para todas as mulheres.

Afinal, entre a escovação, os penteados e os rabos-de-cavalo, perdemos muitos do nosso cabelo, mas se você perceber que há mais fios caindo, ou queda de cabelo, talvez seja hora de fazer uma pausa e observar seus hábitos capilares. Pode haver causas ocultas por trás da perda de cabelo que podem não ser imediatamente evidentes no início.

As causas da perda de cabelo em mulheres podem ser atribuídas a qualquer coisa, desde genética a hormônios, medicamentos e excesso de transformações ou química.

Um teste muito rápido e simples para ver quanto cabelo você está perdendo, em média, é reunir cerca de 60 fios entre os dedos e percorrer o cabelo. Especialistas em saúde dizem que cerca de 5-8 fios de cabelo devem cair, qualquer coisa acima de 15 pode significar que você está perdendo mais do que o normal, mas não é motivo para surtar.

Nosso tipo de cabelo e densidade estão intimamente ligados à nossa saúde geral. Adotando uma visão holística sobre a perda de cabelo feminina, você pode entender melhor como evitar a queda de cabelo e manter o cabelo o mais saudável possível.

Aqui estão 10 causas ocultas de perda de cabelo em mulheres, e algumas não costumam falar sobre as razões pelas quais seu cabelo pode estar caindo.

Causas da perda de cabelo

1. Genética e traços hereditários

Calvície hereditária, ou alopecia androgenética, é mais comumente conhecido como calvície de padrão masculino. Andrógenos são hormônios masculinos que têm funções importantes para ambos os sexos, incluindo a regulação do crescimento do cabelo.

Os homens sofrem perda de cabelo com mais frequência e mais cedo na vida do que as mulheres e como eles perdem o cabelo também é diferente.

Este tipo de perda de cabelo hereditária ocorre em ambos os sexos devido ao encurtamento geneticamente determinado da fase de crescimento do cabelo (anágeno), e um maior tempo entre a queda de cabelo e o início do crescimento ou nova fase anágena.

Este é o tipo mais comum de perda de cabelo e para as mulheres, geralmente ocorre com a idade. Normalmente, a maioria das mulheres notará seu cabelo ficar mais ralo ao longo do tempo com uma redução do volume do cabelo.

A alopecia androgenética é hereditária, mas também pode resultar de uma superprodução de androgênio.

Como tratar a perda de cabelo hereditária

Existem medicamentos no mercado, como Minoxidil (Rogaine), que pode ajudar a tratar a perda de cabelo em mulheres.

No entanto, existem efeitos colaterais, como irritação no couro cabeludo e possível crescimento de pêlos em lugares indesejados, como a testa ou bochechas.

Certamente não é para todos, e as mulheres devem sempre consultar seu dermatologista antes de tomar qualquer opção de remédio.

2. Deficiências de ferro e vitaminas

Uma causa comum e às vezes oculta de perda de cabelo para as mulheres é a falta de ferro. Deficiências de ferro geralmente ocorrem se você tem anemia, uma condição que ocorre quando há uma quantidade inadequada de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio para os tecidos do corpo.

Hemorragia menstrual muito intensa também pode causar deficiências de ferro. O ferro é necessário para ajudar a produzir as proteínas das células capilares e, sem isso, ocorre o adelgaçamento e, como resultado, o cabelo em excesso cai.

A falta da vitamina B12 também pode afetar a perda de cabelo e os vegetarianos e veganos são às vezes suscetíveis, pois a vitamina B12 é comumente obtida por meio de proteínas animais. A vitamina B12 está intimamente ligada à saúde das células vermelhas do sangue e também pode deixar as pessoas com pouca energia quando há uma deficiência.

Por outro lado, um excesso de vitaminas também pode ser prejudicial. A vitamina A pode aparecer para ajudar o cabelo a crescer mais rápido, mas quando ele é usado em demasia, faz com que seu cabelo caia muito mais rápido do que naturalmente.

Ao contrário das vitaminas solúveis em água, a vitamina A é solúvel em gordura, o que significa que qualquer excesso pode ser armazenado no fígado, o que tem mais consequências para a saúde. Um ser humano normal recebe o suficiente de vitamina A através de uma dieta equilibrada, portanto, um suplemento extra não deve ser necessário.

Como tratar deficiências de ferro e vitaminas

Existem diferentes gravidades de anemia e também é uma condição que pode ir e vir. Dependendo da sua saúde e do tipo de anemia, ela pode ser tratada com suplementos de ferro.

A vitamina B12 também está disponível em forma de suplemento e pode ser incorporado em sua rotina diária de vitaminas.

Comer alimentos ricos em ferro, vitamina B12 e zinco (verduras, feijões, nozes, etc.) e incorporar alimentos ricos em proteínas faz uma enorme diferença no apoio às proteínas do corpo – de que o cabelo é feito.

É melhor verificar com o seu médico para determinar se você tem uma deficiência de ferro antes de tomar suplementos de ferro, pois um excesso de ferro também pode causar problemas graves, como constipação e dores de estômago.

3. Gravidez e perda de cabelo pós-parto

 

O corpo recebe altos níveis de estrogênio e progesterona durante a gravidez, o que torna o cabelo mais forte e mais grosso, porque mantém o cabelo em um estágio contínuo de crescimento (vitória!).

No entanto, após o parto, os hormônios do corpo naturalmente começam a nivelar e todo o cabelo que estava no “estágio de descanso”, que geralmente dura cerca de três meses, começa a cair e começa o crescimento de novos pêlos (olá, pêlos do bebê).

Perder o cabelo após o parto, juntamente com o estresse de um recém-nascido e a falta de sono também podem ter algum efeito na saúde e nos cabelos da mãe.

Especialistas dizem que as novas mamães podem ter perda de cabelo ou queda de cerca de 400 fios por dia, mas que o excesso de perda de cabelo vai desacelerar em torno de seis meses após o parto.

Como tratar a gravidez e perda de cabelo pós-parto

Como a gravidez e a perda de cabelo no pós-parto estão intimamente associadas aos equilíbrios hormonais da gravidez e do parto, os especialistas recomendam que não se preocupe, pois é temporário e o cabelo volta a crescer.

Se a perda de cabelo excessiva continua a ocorrer após o período de seis meses, pode haver outros fatores de saúde em jogo.

Como muitas mulheres estão amamentando aos seis meses e, às vezes, além, verificar com o seu médico pode ajudar a determinar se a perda de cabelo vai além dos efeitos da gravidez e do parto.

Certifique-se de que você também está tendo uma dieta equilibrada que é rica em proteínas e vitaminas. Isso ajudará a eliminar outros possíveis fatores de perda de cabelo, como deficiência de vitamina e ferro.

4. Desequilíbrio hormonal, hipotireoidismo e hipertireoidismo

Nas mulheres, o estrogênio ou hormônios femininos desempenham um papel importante na regulação do crescimento do cabelo.

Menopausa, cistos ovarianos ou distúrbios hormonais como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem causar desequilíbrio hormonal.

A saúde da sua tireóide (a glândula na base do pescoço, que suporta a maioria das funções corporais e ajuda a regular o metabolismo e a temperatura corporal) não afeta apenas os hormônios, mas a saúde geral.

Hipotireodismo e Hipertirrodismo são condições comuns, mas as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver hipotireoidismo do que os homens. Embora as condições sejam quase opostas (a hipoglicemia é uma tireoide pouco ativa e a hiperatividade é uma tireoide hiperativa), seus sintomas são semelhantes, incluindo queda de cabelo ou cabelos finos e perda de cabelo.

Como tratar o hipotireoidismo e hipertireoidismo

Existem medicamentos e suplementos que podem neutralizar tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo. Em casos mais graves, a tireóide pode ter que ser removida ou parcialmente removida.

Ambas as condições e um desequilíbrio hormonal podem ser medicamente tratados e diagnosticados pelo seu médico. Deixar uma condição como hipotireoidismo não tratada pode levar a complicações posteriores, como anemia, outra condição de saúde por trás da perda de cabelo em mulheres.

5. Estresse

O estresse provou causar todos os tipos de problemas mentais e físicos, mas é uma parte inescapável das demandas que lidamos diariamente.

Uma das maneiras como o estresse provoca queda de cabelo é o aumento dos níveis de hormônio masculino ou andrógeno do corpo.

O estresse também pode impactar problemas com o couro cabeludo, que é a base para o crescimento saudável do cabelo.

O maior problema com o estresse é o modo como afeta todas as partes de nossas vidas; emocionalmente e fisicamente. Não é incomum as pessoas perderem o sono e atrapalharem seus hábitos alimentares enquanto estão sob estresse, o que é uma combinação para queda de cabelo e perda de cabelo.

Como tratar o estresse e a perda de cabelo

Pode não haver um tratamento específico, pílula ou suplemento para tratar a perda de cabelo provocada pelo estresse. Em vez disso, é o seu bem-estar mental e físico que vai fazer a maior diferença nessa situação.

Embora temos o vício de descontarmos na comida (meio litro de sorvete?) em momentos de estresse ou dar desculpas para coisas como pular a academia e até ficar acordado a noite toda assistindo à Netflix, é importante ter em mente o equilíbrio de nossa atenção.

6. Excesso de estilo

Quem não gosta de um rabo de cavalo apertado, estilo Ariana Grande? Quantas vezes você achou mais fácil fazer um nó na parte de cima de uma manhã movimentada ou depois de alguns dias contando com shampoo a seco?

A verdade é que muitos desses penteados puxam a linha do cabelo e podem causar perda de cabelo ao longo do tempo. O uso excessivo de ferramentas de modelagem de calor também causa quebra e perda de cabelo.

Já usou uma chapinha e notou o excesso de cabelo que caiu ao seu redor? O calor é extremamente prejudicial ao cabelo e faz com que as ligações e a camada protetora ao redor dos fios se partam ou fiquem mais finos, o que pode afetar a textura e a força do seu cabelo.

Como tratar o excesso de estilo no cabelo

Não se preocupe, não há recomendações para parar de pentear seu cabelo aqui, pois entendemos que isso não é possível. Em vez disso, lembre-se dos penteados que você usa diariamente e com que freqüência você está usando ferramentas quentes. Quando possível, o ar ou a toalha secam o cabelo.

Quando você não tiver tempo para fazê-lo, certifique-se de usar spray protetor de calor ou produtos que possam ajudar a equilibrar os danos causados ​​pelo calor. Evite acessórios de cabelo ou laços de cabelo que possam ficar presos ou enrolados no cabelo (como elásticos com peças de metal).

7. Processamento químico

Os processos químicos para não só danificam a cutícula do fio, enfraquecendo o cabelo e fazendo com que ele caia facilmente, mas também podem queimar e danificar o couro cabeludo.

A descoloração e outros processos químicos também retiram os óleos naturais e podem deixar os fios finos frágeis ou frizados.

O uso excessivo de soros ou cremes de modelagem também pode adicionar peso desnecessário ao cabelo e afetar a textura e o crescimento saudáveis.

Como tratar cabelos excessivamente danificados

Se você frequentemente tinge ou trata quimicamente seu cabelo, é importante implementar um tratamento de condicionamento profundo ou máscara capilar uma vez por semana ou quinzenalmente, dependendo da condição do seu cabelo.

É importante também dar um tempo ao seu cabelo, se a coloração for o seu método preferido para mudar seu estilo, tente algo diferente.

Diminuir a frequência de seus tratamentos químicos também pode ajudar a dar ao seu cabelo uma folga de danos químicos excessivos, e se você já está sofrendo de perda de cabelo ou queda de cabelo, é melhor evitar completamente tratamentos químicos.

8. Perda de peso extrema

Uma perda de peso dramática ou súbita também pode causar perda de cabelo. Quando o corpo é deficiente nas vitaminas e nutrição certas, os efeitos podem aparecer às vezes na condição do cabelo.

Perda de peso extrema pode ser causada por uma série de fatores intencionais ou não intencionais, como estresse ou condições de saúde mental, como depressão, e até mesmo dietas radicais. Todos esses fatores podem chocar seu sistema e causar perda de cabelo por até seis meses.

Como tratar a perda de cabelo causada por perda de peso extrema

É tudo sobre equilíbrio e busca de apoio, se as causas de sua extrema perda de peso vão além da dieta.

Coma refeições balanceadas, ricas em proteínas, vitaminas e minerais essenciais e encontre um estilo de vida equilibrado que incorpore não apenas nutrição, mas também exercícios. Isso não só ajuda o crescimento do cabelo, mas também a sua saúde geral.

9. Doença severa

Sabe-se que as doenças auto-imunes atacam ou danificam os folículos pilosos. Outras doenças, como o lúpus, também podem fazer com que o cabelo caia.

Tratamentos para doenças como o câncer, incluindo a quimioterapia, também são bem conhecidos por causar queda de cabelo. Perder o cabelo excessivamente pode ser os primeiros sinais de qualquer doença temporária ou grave.

Como tratar a doença e a queda de cabelo

O primeiro passo é cuidar da sua saúde para entender as causas por trás da queda de cabelo. Se ele pode ser tratado clinicamente ou com tratamentos no couro cabeludo, ou suplementos orais serão dependentes de outros medicamentos usados ​​para tratar doenças graves.

Alguns medicamentos ou antibióticos também podem afetar a perda de cabelo, garantir a consulta dos efeitos colaterais de quaisquer novos medicamentos e comunicar ao seu médico ou profissional de saúde sobre quaisquer preocupações.

10. Tricotilomania

Embora arrancar o cabelo de vez em quando seja inofensivo, a tricotilomania é uma forma extrema, classificada como um distúrbio de controle de impulsos que leva as pessoas a arrancarem os cabelos constantemente e compulsivamente, isso não inclui apenas cabelos do couro cabeludo, mas também sobrancelhas ou outro pelos do corpo.

Arrancar constantemente pode danificar os folículos e impedir que o cabelo volte a crescer. Essa condição foi encontrada quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Como tratar a tricotilomania

Entender o motivo ou a causa por trás desse comportamento é fundamental para prevenir ou parar o hábito.
Isso pode incluir a procura de ajuda profissional e a implementação de terapia de modificação comportamental ou mesmo medicação antidepressiva em casos graves.
Se você perceber a si mesmo ou a um ente querido incapaz de se controlar e puxando ou arrancando os cabelos, peça ajuda a um especialista e não tenha medo de falar sobre isso.
Parar o comportamento e dar ao cabelo e ao couro cabeludo tempo para cicatrizar, incluindo o uso de produtos que ajudam a desencadear o crescimento do cabelo, pode ajudar a devolver o cabelo e a saúde.
texto traduzido e adaptado de: https://www.luxyhair.com/blogs/hair-blog/hair-loss

will i lose weight after weaning and return of menstruation, weight loss shot that starts with a tricyclic, how to stop taking phentermine and not gain weight, printable weight loss coaching agreement, how to lose 50 pounds in 5 weeks, forskolin complaints, do fat burners help you lose weight, tens unit for weight loss, you can still go to work although you should not work with food, ebay weight loss, cream cheese keto recipes processito, neurotype 1a weight loss, best exercise regimen to lose weight fast, weight loss with hypothyroidism, recipe for breakfast smoothie for weight loss, coach weight loss, body supplements for weight loss, how many medical problems have been caused by thrive weight loss, stomach ulcer weight loss, racheal ray keto friendlt recipes, weight loss product at gnc, whole milk keto ice cream recipes, sexy bikini weight loss, jimmy cannizzaro weight loss, kim zolciak weight loss shake, gnc loss weight pills with methanphina, bet diet pills fast results, beth from bounty hunter weight loss, will iodine cause weight loss, zerona weight loss treatments, roller weight loss fort smith, does any diet pill actually work, weight loss programs covered by unitedhealthcare insurance, keto recipes chicken crock pot, does wellbutrin help with motivation, amount of protein needed per day to lose weight, slim 2100 diet pills, is strength training the fastest way to lose weight, kirkland weight loss shakes reviews, lifetime weight loss, is lipozene safe if diabetic, how much weight can you lose on farxiga, calories in shrimp, how to follow chris powell extreme weight loss, can cryotherapy help with weight loss,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO