fbpx
Como descobrir o seu tipo de cabelo

Como descobrir o seu tipo de cabelo

Acha que conhece o seu tipo de cabelo, mas parece que não consegue encontrar produtos que funcionem? Não é algo tão fácil de descobrir, como determinar o tipo de pele, por exemplo. O fato é que os tipos de cabelo são muito mais complicados. Vamos te ajudar a descobrir o seu tipo de cabelo, de uma vez por todas.

As categorias óbvias (grosso, fino, encaracolados ou oleosos) mal chegam perto do que compõe os tipos de cabelo. Assim como você, seu cabelo é único, e realmente entender o tipo de cabelo que você tem significa investir tempo e dinheiro em produtos e tratamentos que realmente funcionarão para o seu cabelo e ajudarão você a tomar as melhores decisões sobre cuidados com o cabelo.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

Como descobrir o seu tipo de cabelo

1. Diâmetro dos fios de cabelo

A melhor forma para começar a determinar o seu tipo de cabelo é começar medindo o diâmetro de uma única mecha. Pegue um fio de cabelo entre as pontas dos dedos. Não sente nada? Este é um sinal de cabelos finos. Se você sentir o fio solitário, o cabelo é de largura média, e se parece grosso ou texturizado, o cabelo é provavelmente grosso.

2. Densidade Capilar

As pessoas muitas vezes confundem diâmetro e densidade do cabelo como sendo a mesma coisa, mas isso está longe de ser verdade. Uma pessoa pode ter um fio fino, mas tem uma quantidade espessa de cabelo.

A densidade do cabelo refere-se a quanto cabelo você realmente tem – o número de fios em si e não o quão espessa cada um é. O diâmetro fino nem sempre é igual à densidade fina, nem o diâmetro médio é igual à densidade média. 

O método para determinar a densidade do cabelo é simples; Pegue um punhado de cabelo da frente de sua cabeça e puxe-o suavemente para o lado. Seu couro cabeludo é muito visível entre os cachos de fios?

Se assim for, isso significa que você tem densidade fina, se você mal consegue ver seu couro cabeludo, a densidade do seu cabelo é espessa. Qualquer coisa entre isso é de densidade média.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

Escolhendo produtos de cabelo de acordo com a densidade do seu cabelo

A densidade e o diâmetro do cabelo são fatores-chave para ajudar a determinar o tipo de produto a ser usado. Por exemplo, alguém com cabelo denso e mechas de cabelo grosso necessitará de produtos suavizantes, anti-frizz, enquanto que alguém com cabelo de densidade fina e fios de cabelo grosso necessitará de produtos volumizantes, para tornar o cabelo mais cheio.

Para cabelos de baixa densidade, as extensões de cabelo podem ser úteis.

3. Elasticidade

Você já tentou esticar um fio de cabelo antes? Esta é uma maneira simples de determinar a elasticidade e a força do seu cabelo. Se o cabelo se arrebentar imediatamente depois de tentar puxá-lo entre os dedos, a sua elasticidade é baixa, ao passo que, se conseguir esticar o fio, a elasticidade do seu cabelo é alta.

A elasticidade do cabelo é um indicador de cabelo saudável e ajuda a determinar o quão bem o seu cabelo pode manter qualquer estilo.

O cabelo de alta elasticidade é mais capaz de reter facilmente a forma como cachos, ondas ou outros penteados, enquanto o cabelo com baixa elasticidade pode precisar de mais produto para manter os estilos, ou pode não ser capaz de manter a forma por muito tempo.

Com o cabelo de baixa elasticidade, é importante procurar produtos e tratamentos como máscaras capilares para evitar a quebra e reforçar os fios.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

4. Porosidade

Porosidade é a capacidade do seu cabelo para absorver a umidade e o produto e também pode ajudá-lo a determinar o tipo de tratamentos químicos que seu cabelo pode suportar.

Os tratamentos químicos com corantes capilares sempre causam alguns danos ao cabelo, não importa quão saudáveis e grossos seus fios possam ser. Antes de passar por outro tratamento químico, tente um teste de porosidade.

O teste de porosidade

Para o teste de porosidade, encha uma tigela com água e coloque um fio de cabelo na tigela. Se o fio se afunda, ele tem alta porosidade e absorve toda a umidade.

Se o seu fio permanecer sob a superfície, mas flutuar acima do fundo da água, o seu cabelo está bem equilibrado e terá uma porosidade “normal”.

Se o fio de cabelo flutuar acima da superfície da água, seu cabelo tem baixa porosidade e não absorve umidade facilmente.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

Cabelo com alta porosidade

Cabelos com alta porosidade significam que pode haver rasgos ou danos ao redor da cutícula, o que pode ser causado por tratamentos químicos, entre outros fatores.

Isso também significa que o cabelo pode facilmente absorver o produto e você geralmente precisa aplicar mais para sentir ou ver seus efeitos.

Mesmo com cabelos muito porosos, ele pode absorver o produto rapidamente, mas não significa necessariamente que esteja hidratado ou adequadamente nutrido.

É melhor evitar ferramentas de calor e tratamentos com alto teor de produtos químicos. Em vez disso, procure máscaras capilares, óleos e produtos que forneçam umidade e ajudem a reparar as cutículas danificadas.

Cabelo com baixa porosidade

Para cabelos com baixa porosidade, a cutícula fica plana no lado de fora bloqueando a água ou a umidade sendo absorvida pelos fios.

Se o seu cabelo demorar mais a secar ou os produtos parecerem acumular-se no cabelo em vez de se misturarem, estes são sinais de cabelo com baixa porosidade.

Para obter o máximo dos produtos, tente aplicá-los enquanto o cabelo estiver úmido e garantir que os produtos sejam distribuídos uniformemente para evitar acúmulo.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

Produtos de cabelo de acordo com a porosidade do seu cabelo

O cabelo grosso tem muita textura e, portanto, é geralmente propenso a frizz e a ficar seco, pois este tipo de cabelo não retém muito bem a água.

Para cabelos grossos, use shampoos e condicionadores hidratantes, especialmente aqueles que contêm glicerina, pois esse ingrediente ajuda a hidratar os fios de cabelo a bloquear a umidade.

O uso de óleos capilares – especialmente aqueles feitos de óleo de coco ou argão – também ajudarão a domar o frizz . Procure por sprays ou soros com rótulos anti-frizz para ajudar a acabar com sua aparência.

Para cabelos finos, é melhor procurar produtos que ajudem a evitar a quebra, além de estimular o crescimento e promover a espessura. Procurar shampoos e condicionadores com ingredientes como vitamina E, biotina e aminoácidos ajudará a promover cabelos mais grossos e saudáveis.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

5. Couro cabeludo oleoso vs. seco

A saúde do couro cabeludo é a base para a saúde geral do cabelo. É importante notar que alguém também pode ter um couro cabeludo mais oleoso, mas tem extremidades secas ou divididas, caso em que a distribuição dos produtos que você usa e como você o aplica é importante.

Por exemplo, nesta situação, o condicionador deve ser aplicado no meio do eixo em direção às pontas do cabelo para hidratar onde é necessário e manter o excesso de umidade ou óleo longe do couro cabeludo.

Para determinar se o seu couro cabeludo é oleoso ou não, verifique seu cabelo e couro cabeludo no segundo dia após a lavagem. Se parecer escorregadio ou oleoso, você tem um couro cabeludo oleoso. Se você ver flocos se formando, você tem um couro cabeludo seco.

Para um couro cabeludo seco, procure produtos e tratamentos que hidratem e purifiquem.

Para um couro cabeludo oleoso, não caia no equívoco comum que você tem que lavar com mais freqüência, pois isso poderia causar mais acúmulo de óleo, uma vez que o couro cabeludo irá produzir mais óleo para compensar a perda de óleo natural durante a lavagem e secagem.

Tente minimizar o número de produtos que você usa no seu cabelo e certifique-se de enxaguá-lo quando fizer isso. Procure shampoos e condicionadores sem sulfato e sem silicone e evite óleos pesados.

Como descobrir o seu tipo de cabelo

6. Textura

A maioria de nós pode determinar por conta própria se o nosso cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo. Às vezes, a textura pode mudar à medida que envelhecemos ou experimentar alterações hormonais, como durante a gravidez ou usando certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais.

Existem produtos feitos especificamente para segurar cachos ou alisar cabelos lisos, por isso é fácil misturar e combinar os produtos que você precisa para a sua textura, além de acomodar as necessidades de densidade e porosidade do seu cabelo.

O que tudo isso significa?

Depois de passar pelos testes de cabelo pouco, você provavelmente vai descobrir que seu cabelo pode ser uma mistura; baixa densidade, mas altamente poroso, ou diâmetro espesso mas baixa elasticidade.

De qualquer forma, ter uma compreensão do seu tipo de cabelo e fazer compras de produtos específicos para isso, deixa o tratamento mais fácil.

Só porque a maioria dos produtos como shampoo e condicionadores vêm como conjuntos, não tenha medo de misturar e combinar para o que você precisa.

Com tantos produtos por aí, as marcas são altamente conscientes de rotular seus produtos para tipos de cabelo específicos. Assim como você leu o rótulo nutricional em sua comida, reserve um minuto para rever a lista de ingredientes em seus produtos de cabelo também.

Conhecer a porosidade de seu cabelo combinada com seu nível de densidade e elasticidade também ajudará a determinar o tipo de tratamentos químicos que seu cabelo pode suportar.

Por exemplo, se você tem baixa porosidade e cabelos finos, é melhor evitar tratamentos extremos como o branqueamento, pois pode fritar e quebrar o cabelo.

Passar por todos os testes pode parecer avassalador de uma só vez, mas uma visão aprofundada do seu tipo de cabelo possibilitará melhores e mais fáceis decisões de cuidados com o fio para garantir que suas madeixas sempre tenham a melhor aparência.

texto traduzido de: https://www.luxyhair.com/blogs/hair-blog/hair-types

why do some men have a low sex drive, safe way to buy viagra online, how to have a high sex drive, natural male enhancements, how to diet and lower sex drive bodybuilding forum, brain atropy sex drive, which footballer advertised viagra on tv, cialis v viagra review, can obesity lower sex drive, my testicles smell sweet and i have increased sex drive, exmouth sexual health clinic, penis enlarging pills amazon, mail order viagra legal, hcg penis enlargement, fierce male enhancement scam, comprimido de viagra, ingredients in oxygenate pills for ed, montreal pharmacy viagra, viagra in action how many minutes, get roman, new ed medications, foreplay after 50 viagra on pillow, tired all the time lazy no sex drive, vitality male enhancement by angela merkel, vitali x male enhancement system, male sexual enhancement pills herbal, penis enlargement method fast, sexual positions, how does viagra tablet works, male drive max amazon, the sex drive is unusual in that it is, sex pills cvs, viagra and flowers, vit d3 sex drive, vimax pills for ed, penis enlargement mobile ad news game, extenze extended release maximum strength male enhancement liquid gelcaps,

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Outros posts...

BLOG

CONTATO